Fonte: http://www.secom.mt.gov.br/conteudo.php?sid=13&cid=28539&parent=0, por Alessandra Barbosa
Empreendedores de vinte municípios do Estado já confirmaram presença na 1ª Feira de Economia Solidária e Fórum Estadual de Economia Solidária. Á feira começou no domingo (19), no campus da UFMT, a partir das 17h e seguiu até o dia 23.
Participaram da feira os municípios de Acorizal, Apiacás, Alta Floresta, Barra do Bugre, Brasnorte, Cáceres, Campo Verde, Colider, Chapada dos Guimarães, Jangada, Juína, Nossa Senhora do Livramento, Nova Monte Verde, Nova Canaã, Reserva do Cabaçal, Poconé, Santo Antonio do Leverger, Sinop, Tabaporã e Tangará da Serra.
O evento tem como objetivo discutir alternativas para o fortalecimento da economia solidária nos municípios, por meio de troca de experiências e de produtos entre os expositores, para que cada um conheça o que está sendo produzido e como isso é feito. A média de empreendimentos solidários participantes, entre cooperativas, empresas autogestionárias ou de agricultura familiar, é de 5 por municípios.
Essa iniciativa permite viabilizar economicamente os empreendimentos, desenvolvendo canais e formas de escoamento da produção e dos serviços. Além de criar espaços permanentes e/ou eventuais de comercialização dos produtos, que, ao mesmo tempo, promovem a troca de experiências, a articulação dos empreendimentos e a organização de redes.
As Feiras Estaduais são financiadas com recursos da Senaes e operacionalizadas pelas parcerias locais: delegacias regionais e secretarias estaduais do Trabalho, prefeituras, comunidades, associações e movimentos sociais.