Fonte:http://www.opovo.com.br/opovo/fortaleza/648753.html
No próximo dia 25, a partir das 8 horas, haverá a terceira aula presencial do curso Turismo de Inclusão, no auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet)
Um novo modelo de produção e de vida. Assim o professor Aécio Alves de Oliveira classifica a economia solidária no Fascículo 09, do curso Turismo de Inclusão, que virá encartado com a edição desta segunda-feira, 20, do O POVO. Segundo o autor, os atributos que caracterizam os empreendimentos solidários são: autogestão, democracia direta, participação efetiva, ações de cunho educativo, cooperação solidária e distribuição igualitária.
Professor de Economia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Aécio de Oliveira explica a origem da economia solidária: “Coincide com a crise dos anos 80 (1980), período que ficou marcado por elevada inflação e estagnação econômica.Os movimentos populares e suas lutas vão acumulando experiências não-capitalistas, desenvolvendo atividades de geração de renda, sobretudo junto às camadas mais vulneráveis.” Aécio também mostra que a relação entre turismo e economia solidária é um debate novo, pois a indústria do turismo ainda privilegia a construção de complexos hoteleiros de grupos internacionais. “O turismo capitalista pouco contribui para o desenvolvimento social e cultura local, os grandes empreendimentos não adquirem produtos locais, a comunidade não é valorizada e muitas vezes é até mesmo discriminada”.
O turismo solidário, por outro lado, conforme explanação do autor, amplia as possibilidades de geração de renda, à medida que envolve a comunidade organizada que participa dos empreendimentos associativos. “Em tal contexto, o turismo pode ser considerado como vetor de mudanças que estrutura novas formas de inclusão sócio-econômica.”
Na manhã do próximo dia 25, a partir das 8h, haverá a terceira aula presencial do curso Turismo de Inclusão, no auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Com duas horas de duração, terá a presença dos professores Christian Dennis Oliveira, Keyla Mota e Aécio Oliveira, autores, respectivamente, dos fascículos 07, 08 e 09. O Curso Turismo de Inclusão é realizado pela Fundação Demócrito Rocha, por meio da Universidade Aberta do Nordeste (Uane) e do Ministério do Turismo, com apoio da Universidade Estadual do Ceará, Cefet e O POVO. As inscrições podem ser feitas no site www.fdr.com.br/turismo ou por meio de ficha publicada no O POVO.
SERVIÇO Curso Turismo de Inclusão Inscrições abertas, site www.fdr.com.br/turismo ou ficha de inscrição publicada no O POVO. Informações: 0800 280 2210. Chat dia 23, às 18horas, no site do curso, com o autor do Fascículo 09 Aula presencial no dia 25, às 8horas, no auditório do Cefet (Avenida 13 de Maio)