Fonte: http://www.secom.mt.gov.br, Alessandra Barbosa

O Dia Nacional da Cosciência Negra, comemorado em 20 de novembro, na próxima segunda-feira, terá espaço na 1ª Feira Esatdual de Economia Solidária, que começa neste domingo (19), no campus da UFMT. As comemorações começam a partir das 18 horas da segunda-feira, na UFMT, com de atrações de capoeira, danças afro, literatura, teatro, cinema entre outras.

Para muitos, 20 de novembro é um dia a mais no calendário. Mas para a população afro-descendente brasileira e mato-grossense, ela é carregada de um sentido todo especial. O dia 20 de novembro foi escolhido como o dia da celebração da consciência negra, pois nesta data ocorreu o martírio de Zumbi dos Palmares.

A construção de uma consciência negra deve ser uma árdua e permanente na busca das populações afro-descendentes e na valorização do seu povo. Tendo em vista, essa importância, a coordenação da 1ª Feira Estadual de Economia Solidária, achou necessário incluir em sua programação está singela homenagem ao povo negro, no seu segundo dia do evento. Será um dia repleto de espetáculos e atividades em torno do tema, apresentadas por artistas locais.

Neste cenário rico em questionamentos sociais, o evento abre espaço para fazer a homenagem ao “Dia Nacional de Consciência Negra”, como uma data alegre e festiva, como é típico desse povo. Essas apresentações se entendem e variam em diversos tipos de manifestações culturais. Entre elas temas como, a participação do negro na sociedade sob a visão do Presidente do GRUCON – Grupo de União e Consciência Negra, Rinaldo Ribeiro de Almeida, com o objetivo de mostrar os vários aspectos da cultura negra em uma sociedade.

Para mais informações sobre a programação da Feira, entrar em contato com a Delegacia Regional do Trabalho em Mato Grosso , na Rua São Joaquim, 345 – Porto ou pelos telefones (65) 3616-4815/9956-8751.