Fonte: http://arruda.rits.org.br Está aberto o prazo para a seleção de projetos para financiamento da BrazilFoundation. A entidade prioriza propostas que obedeçam a três critérios básicos: melhora das condições sociais de uma comunidade ou grupo social, desenvolvimento de lideranças nas áreas em que atua e criação de um modelo eficaz que tenha potencial de replicação em outras iniciativas governamentais ou não-governamentais. A instituição oferece apoio financeiro de até R$ 25 mil durante um ano.

A BrazilFoundation direciona recursos para projetos de organizações da sociedade civil que trabalhem em uma das cinco áreas prioritárias do edital: educação, saúde, direitos humanos, cidadania e cultura. De acordo com Sheila Nogueira, analista e gerente de programas da organização, os projetos escolhidos devem se destacar por seu caráter transformador, servindo de modelo para outros programas sociais no Brasil.

Segundo ela, nos últimos dois anos, 30 projetos, em média, foram escolhidos para receber o financiamento. “O que observamos mais é se o projeto conseguiu fazer um recorte local, identificando bem o problema que será combatido”, diz Sheila. Ela explica que, apesar de a organização priorizar iniciativas locais, grandes temas nacionais podem ser abordados, mas a entidade deve ser capaz de propor uma intervenção e mensurar os resultados alcançados em um ano.

Entre os critérios dispostos no edital estão o alinhamento da proposta apresentada com a missão da instituição proponente, a capacidade estrutural da instituição para o desenvolvimento do projeto proposto e a legitimidade da organização em sua área de atuação. Além disso, é importante que as ONGs observem a adequação da intervenção social proposta às necessidades presentes na realidade social da comunidade ou do público diretamente beneficiado.

A BrazilFoundation, segundo Sheila, normalmente recebe propostas mais ligadas à educação e localizadas na região Sudeste. “Há períodos em que alguns assuntos estão mais em evidência, como o desenvolvimento sustentável rural”, afirma. A entidade, no entanto, encoraja propostas de todas as regiões do países e em todas as áreas prioritárias.

A analista da BrazilFoundation chama a atenção para a necessidade de as organizações lerem com atenção o edital. “Às vezes, há boas propostas que descumprem as regras que estão no edital. Para sermos justos, temos de desqualificá-las”, observa. A título de exemplo, ela lembra que é comum que as ONGs esqueçam de enviar pelo correio a cópia digital do projeto. A BrazilFoundation não recebe nada via internet. O disquete e a cópia impressa da proposta devem ser enviados sempre pelo correio.

O prazo para apresentação das propostas vai até 1º de dezembro de 2006. Os projetos enviados fora do período estabelecido serão eliminados do processo de seleção. A data de postagem no correio será considerada como comprovante. Os formulários e o edital podem ser acessado no site da organização, em www.brazilfoundation.org/index_pt_b.html.