Fonte: www.mte.gov.br
Começam em novembro as feiras de economia solidária em todo país. A primeira será em Minas Gerais, nos dias 9 a 12 de novembro, e, a última, no Distrito Federal, de 21 a 23 de dezembro.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por intermédio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), destina este ano R$ 1,5 milhão para a realização das feiras em 22 estados e no Distrito Federal. Além do MTE, também participa do projeto o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial, integrando os empreendimentos econômicos solidários às iniciativas da agricultura familiar, que vão expor seus produtos nas feiras regionais.
Acesse o calendário das Feiras Estaduais de 2006 em http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=966&Itemid=10
Comércio justo – O apoio às feiras faz parte de uma proposta da Senaes de promoção da Política Nacional de Comércio Justo, Ético e Solidário, uma das estratégias para fomentar a economia solidária em todo o país, com o apoio
e parceria do Instituto Marista de Solidariedade (IMS), o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (Fbes) e a Fundação Banco do Brasil (FBB), como uma das estratégias para fomentar a economia solidária em todo o país.
Essas feiras funcionam como importante estratégia de comercialização, espaço das trocas, de venda direta e de rodada de negócios, além de resgatar as relações personalizadas entre os produtores e os consumidores, buscando favorecer a fidelidade do consumo dos produtos e serviços de origem solidária.
No ano passado, foram investidos R$ 900 mil para a realização de 18 feiras, envolvendo cerca de 3.200 empreendimentos econômicos solidários dos 16 fóruns estaduais de economia solidária, e um público de 240.000 pessoas.