Fonte: http://www.jornaldebeltrao.com.br
A primeira audiência pública de Revisão do Plano Diretor foi realizada no dia 10 de agosto e ressaltou a importância da participação da população. Na oportunidade o Conselho Comunitário foi empossado pelo prefeito Lessir Canan Bortoli, que também fez a abertura do evento. Até agora, vários encontros já ocorreram no interior e na cidade e o objetivo é discutir o futuro dos investimentos públicos. De acordo com o palestrante Carlos Augusto Store, o Plano Diretor é desenvolvido pelos municípios interessados nos recursos dos governos. No Paraná, uma lei criada pelo Governo do Estado prevê que todas as cidades devem realizar seu Plano Diretor. Atualmente 263 já concluíram ou estão desenvolvendo as atividades referentes ao seu plano.
O professor e mestre Jorge Luiz Favaro, da Unicentro de Guarapuava, palestrou sobre sustentabilidade, meio ambiente e o futuro da cidade. “Temos que nos perguntar que Dois Vizinhos queremos deixar?”, indagou. Hilário Bedra, coordenador da revisão em Dois Vizinhos, também se pronunciou abordando assuntos relacionados à metodologia. Propostas
Sobre as propostas de soluções, foram destacados alguns pontos: começar a mudar pelo local; valorizar o capital humano; elevar a auto-estima da população; investir nas associações contando com a participação da comunidade dividindo e assumindo decisões e responsabilidades; procurar parceiros; trabalhar em redes, economia solidária, valor agregado aos produtos, entre outros.
“Agradecemos a todos que vieram participar e contribuir. Não é fácil ter a participação da população, de pessoas interessadas no bem comum. Lembramos o episódio da reurbanização do Centro Sul, quando também convocamos a comunidade para discutir e os que não participaram foram os que mais reclamaram. Por isso a importância da participação de cada um que aqui está. Vamos trabalhar para imaginar Dois Vizinhos daqui há 10 ou 15 anos”, resumiu o prefeito.