Fonte: http://www.unicafes.org.br/

II Encontro Nacional das Cooperativas promove o desenvolvimento da agricultura familiar e economia solidária

Muitas conquistas positivas marcaram o II Encontro Nacional de Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária, evento que reuniu cerca de 350 representantes de cooperativas de produtores familiares de todo Brasil, de 3 a 5 de julho, em Brasília. Com o objetivo de promover o cooperativismo da agricultura familiar e economia solidária e o desenvolvimento rural sustentável, foram realizados debates, seminários e painéis sobre a organização da agricultura familiar, crédito, cadeias produtivas e acesso ao mercado.

O FBES esteve presente ao evento da UNICAFES, entidade que compõe sua Coordenação Executiva. Este foi um momento importante para a discussão das questões da agricultura familiar, setor do qual fazem parte grande percentual d@s trabalhador@s da economia solidária.

O evento também contou com a participação do presidente Lula, que recebeu uma comissão de representantes das cooperativas em audiência no Palácio do Planalto e do senador Eduardo Suplicy, que participou da cerimônia de encerramento do evento.

De acordo com José Paulo Crisóstomo, presidente da Unicafes, o evento propiciou oportunidades importantes para o cooperativismo. “Tivemos a oportunidade de dialogar com diversos órgãos do governo. A partir de agora vamos ter a garantia de que as cooperativas terão mais acesso ao crédito do Pronaf e à comercialização”, comenta.

Durante a audiência realizada com Lula no dia 3 de julho, a comissão apresentou três pontos de reivindicação: a questão da ampliação de recursos para o apoio ao cooperativismo de agricultura familiar através do Coopersol; a criação de uma legislação moderna, que valorize a diversidade do cooperativismo brasileiro no momento; e a criação do Conselho Nacional do Cooperativismo.

O presidente Lula apoiou as reivindicações e entendeu que é necessário criar uma legislação adequada à realidade, valorizando o cooperativismo de agricultura familiar e economia solidária, que possui um papel importante na inclusão social e na geração de trabalho e renda, e o cooperativismo empresarial.

O tema “acesso à comercialização e ao mercado” foi amplamente discutido no segundo dia do evento, em seminário que contou com a participação de representantes da Secretaria do Desenvolvimento Territorial (SDT), do MDA, do Sebrae/MTE e das cooperativas organizadas em rede. O painel das cadeias produtivas contou com a participação de representantes da Secretaria da Agricultura Familiar (MDA) e do Sebrae.

O II Encontro Nacional das Cooperativas também marcou o fortalecimento com as entidades parceiras da Unicafes. “Tivemos um resultado positivo na parceria com o Sebrae, para a melhoria da gestão das nossas cooperativas e da qualificação profissional dos nossos funcionários. Também fortalecemos a relação com o governo federal e com as diversas ONGs (Deser e Visão Mundial) de abrangência nacional”, conclui José Paulo.