Com o legado deixado por Singer, continuaremos na luta por outra economia!
A notícia chegou no meio da noite. A reação foi de incredulidade. O querido amigo e mestre Paul Singer, fez a sua passagem. Encantou-se, virou estrela.
As mulheres e homens que compõem o Fórum Brasileiro de Economia Solidária, despedem–se de um amigo, companheiro, um parceiro, um mestre. Fica ardendo no peito a saudade e ao mesmo tempo, um sentimento pleno de gratidão, pela vida dedicada à promoção de uma sociedade justa, solidária, amiga, inclusiva. O incansável professor Singer, que varava a noite em intermináveis reuniões na gestão e construção de um mundo mais justo e igualitário.
Era o início de 2003, após a eleição do Presidente Lula e uma frente ampla de organizações, por dentro das inúmeras articulações do nascente Fórum Social Mundial, apresentam a proposta de um espaço para que a Economia Solidária entrasse na estrutura do governo que se iniciava. Os militantes queriam um ministério da Economia Solidária, depois de intermináveis debates e incidência política veio a conquista de uma Secretaria Nacional de Economia Solidária, tendo à frente Paul Singer.
A SENAES (Secretaria Nacional de Economia Solidária) , filha e irmã do FBES teve enquanto conduzida pelo Professor Singer, o grande desafio de implantar algo que era utópico, saído de um filme futurista: Uma Economia que estivesse a serviço da vida e com identidade nacional. Esta nasceu pequena e tímida, e nos anos que se seguiram com todos os desafios que se fizeram no enfrentamento antagônico ao Capitalismo enraizado na sociedade brasileira, se construiu proposições, programas e políticas para o fortalecimento da Economia Solidária.
À sociedade brasileira, fica uma dívida eterna, por alguém que teve a coragem de enfrentar as ditaduras, as opressões e sempre cultivar o bom humor e a esperança militante. Um professor que nunca se cansava de aprender e de perguntar as diferentes opiniões e de conhecer os divergentes pontos de vista.
Hoje são milhares de iniciativas, de bonitezas que acontecem de norte a sul do Brasil que se auto denominam Economia Solidária, uma Economia que Já acontece! São centenas de Empreendimentos Econômicos Solidários, milhares de mulheres e homens, de todas as etnias, jovens, idosos e até mesmo crianças que aprendem e ensinam que é possível uma economia que esteja a serviço da vida e não do lucro, que acordam o melhor de cada uma das pessoas que se deixam ser tocadas pela beleza do cuidado.
Infelizmente o Brasil, sofreu um golpe de Estado que tem fragmentado e interrompido uma trajetória que vinha sendo ascendente na implantação da Economia Solidária no País.
Mas, somos filhas e filhos da esperança militante e afirmamos: Singer continua vivo no coração da militância da Economia Solidária e cabe a cada uma e cada um continuar a Luta por uma Economia a Serviço da Vida!
Singer Vive!
Economia Solidária Presente!
Parabéns ao FBES pelo texto. Acredito que o movimento viveu coisas muito importantes, com o Professor Paul Singer que nunca perdeu sua alegria em olhar para vida. Outras economias acontecem, estamos em luta todos os dias! #paulsingervive
Belo artigo.Estude Singer há muitos anos na faculdade de Ciências Sociais.ufrgs
Querido Singer!
Tive o prazer de conhecê-lo um pouco mais durante os translados aqui em Porto Alegre. Acredito que foi o último momento da presença dele no RS durante o Fórum Social Temático das resistências em Janeiro de 2017 no Araújo Viana. Fui muito privilegiada em ser a motorista até o aeroporto. Nao sabia que era a despedida dos corpos. O Legado de Singer presente!
Paul Singer foi um grande mestre, que além da teoria nos ensinou com o exemplo de coerência e simplicidade. Vamos mante-lo vivo todos os dias na construção de uma economia que ele acreditava e ajudou a construir.
Parabéns ao FBES pela escrita do texto! Aos poucos cai a ficha que nosso mestre partiu para sua próxima missão. Agora cabe a nós a continuarmos a missão que ele nos deixou de construirmos um mundo justo e solidário.
boa noite nobres senhores e senhoras,descobri a vossa existensia tanto do trabalho bem como de sua abrangencia apesar da minha ignorancia no assunto mais acredito se um meio pelo qual sem duvidas aqueles que se engagarem nesta irao contribuir muito para a humanidade. as vezes me pego pensando o que poderia fazer p melhorar a vida do bem comum.muito obrigado por me da esta alegria desta leitura.