Encontro quer fortalecer a perspectiva a economia solidária como alicerce para a construção da autogestão e fortalecimentos dos fóruns
Entre os dias 19 e 20 de maio acontecerá o I Encontro Macrorregional Sudeste de Economia Solidária, em Belo Horizonte, no Centro Pastoral da Terra, o primeiro de 6 encontros a se realizarem no sudeste em 2017. Com o objetivo de fortalecer a articulação entre os empreendimentos econômicos solidários, entidades de assessoria e fomento, gestores públicos e pessoas interessadas em outras formas de fazer economia, os encontros contarão com oficinas e mesas temáticas abertos a comunidade e também planejamento e trocas de experiências entre os integrantes dos fóruns estaduais da região. O primeiro dia do evento é ABERTO, e o segundo dia será APENAS para as pessoas integrantes da Macrorregional Sudeste.
Estes encontros representam a possibilidade de desenvolver o foco das ações nas políticas locais e estaduais, além do fortalecimento dos elos da autogestão entre as participantes e seus empreendimentos e entidades como caminho para consolidar a Economia Solidária, para além da política pública.
A Economia Solidária é uma estratégia para a consolidação de outro mundo possível, baseado em 4 pilares estratégicos fundamentais para sua consolidação: solidariedade, cooperação e autogestão enquanto princípios a serem fortalecidos e praticados pela sociedade, e o envolvimento territorial, que fortalece princípios e práticas através da consolidação de territórios de atuação. Divulgar essa via, convidando mais pessoas e organizações a integrarem o movimento também é papel da iniciativa, que conta com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia. A primeira edição é apoiada também pela Cáritas Brasileira – Regional Minas Gerais.
Venha participar!
O que: I Encontro Macrorregional Sudeste de Economia Solidária
Quando: 19 e 20 de maio
Onde: Centro Pastoral da Terra – R. Cassiterita, 59 – Santa Ines, Belo Horizonte
Adquira seu ticket gratuitamente através do site: http://migre.me/wAvBG
Informações e Contato: macrosudestefbes@gmail.com
Parabéns , temos que avançar na construção de alternativas .
Confirmando minha presença
Tomara mesmo que se avance, mas sempre respetiando o contraditório, pois esta é a marca principal do movimento, onde neste deve haver transparência e socialização de toda e qualquer informações, não permanecendo um movimento de meia dúzia capitaneando e o restante sendo conduzido. Por oxigenação e fortaleciemtno das bases locais, pois sem leas, não existem fóruns e nem movimento. Abçs a todas e todos.
Obs: Divulguem a primeira lei municipal no Brasil, que prevê o sistema Municipal de Economia, lei 7.507, DO 5143 e também, acho importante, a divulgação do plano municipal de segurança alimentar, onde priorizamos a geração de trabalho e renda como prioridade, sendo 80% do projetos voltados a economia soldiária, DO numero 5114, os dois são de Petrópolis.
Marcelo Xavier
Fórum de Economia Popular solidária de Petrópolis
ONG Raízes do Ofício
Conselheiro Estdual de Economioa Solidária/RJ
Conselheiro Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Petrópolis
Fórum Petropolitano de Mulheres Negras