Por forumsocialportoalegre.org.br

O Fórum Social Mundial é uma importante novidade no cenário internacional por sua capacidade de articulação de inúmeras matizes da luta anti-capitalista, seu caráter auto-gestionário, pela radicalidade de suas propostas políticas, sociais, econômicas e ambientais, e por sua metodologia radicalmente participativa e horizontal. Tem contribuído na reconstrução de uma referência utópica para milhões de pessoas que lutam contra o pensamento hegemônico de que não há possibilidades reais de um outro mundo fora das dinâmicas e imposições do mercado capitalista.

Desde seu surgimento, em 2001, o mundo sofreu mudanças importantes, seja do ponto de vista de afirmação de propostas através de experiências positivas em vários países, seja do ponto de vista do recrudescimento da crise econômica mundial, o aumento da violência no Oriente Médio, a perda de poder econômico do eixo Eua, União Européia e Japão, a crise e a questão dos imigrantes na Europa e a ampliação dos fenômenos climáticos resultado da inércia dos governos em enfrentar o dilema ambiental. Parece correto afirmar que o FSM tem lugar e papel na conjuntura mundial.

Como processo, o FSM está em permanente construção. É uma obra inacabada, sempre pronta para renovar sua dinâmica e funcionamento. Visando realizar um balanço destes quinze anos de existência contribuindo para renovar e fortalecer ainda mais o processo do Fórum Social Mundial é que estamos convidando as redes de organizações e movimentos sociais, os grupos de base, as lideranças sociais, intelectuais, artistas e cidadãs e cidadãos do mundo para que façamos uma reflexão organizada, com capacidades de sistematização e discussão coletiva e que será uma etapa preparatória para a realização do Fórum Social Porto Alegre 15 Anos.

Este processo contará com três momentos:

*Discussão em grupos pelas redes e organizações dos movimentos sociais sobre o FSM com base em cinco questões orientadoras (Julho/Outubro)

*Concentração das respostas a estas questões numa mesma plataforma virtual a fim de permitir a tradução e disponibilização para a ampliação do debate; (Novembro/Dezembro)

*Realização de momentos de discussão presenciais no Fórum Social Porto Alegre 15 Anos, (Janeiro/2016)

Ao final, o acúmulo das discussões e as sugestões serão enviadas ao Conselho Internacional e ao FSM2016 a ser realizado em agosto no Canadá;

SUGESTÃO DE QUESTÕES PARA O DEBATE

Do ponto de vista da reconstrução da utopia de um outro mundo possível, quais as principais contribuições que o FSM trouxe para a sua organização ou movimento social?

Do ponto de vista da articulação com outros movimentos e organizações sociais que atuam nas mesmas ou em outras lutas, os processos do FSM contribuíram para ampliar horizontes políticos, fortalecer laços e acumular forças? Em que sentido?

Quais as principais conquistas que os processos do FSM tiveram nos últimos anos?

Quais as lutas estratégicas para o movimento anti-capitalista no atual contexto mundial e qual o papel do FSM neste processo?

Qual a avaliação sobre a atual estratégia de realização de Fóruns Sociais regionais, temáticos e mundiais?

Qual a avaliação da atual dinâmica de organização dos processos do Fórum Social Mundial

Que sugestões podem ser dadas para o fortalecimento e consolidação dos processos do FSM?

PROGRAMAÇÃO

19Janeiro2016 – TARDE CAMINHADA PELA PAZ, JUSTIÇA SOCIAL E SOLIDARIEDADE – ATO OFICIAL DE ABERTURA DO “FSM PORTO ALEGRE 15 ANOS”

20Janeiro2016 – MANHÃ – Atividades Político Culturais Autogestionárias de BALANÇOS dos 15 anos de FSM. TARDE – Atividades Político Culturais Autogestionárias de Convergência sobre os BALANÇOS dos 15 anos de FSM

21Janeiro2016 – MANHÃ – Atividades Político Culturais Autogestionárias de discussão dos DESAFIOS conquistados após 15 anos de FSM TARDE – Atividades Político Culturais Autogestionárias de Convergência sobre os DESAFIOS conquistados após 15 anos de FSM.

22Janeiro2016 – MANHÃ – Atividades Político Culturais Autogestionárias de discussão sobre as PERSPECTIVAS do FSM para o futuro TARDE – Atividades Político Culturais Autogestionárias de Convergência sobre as PERSPECTIVAS do FSM para a futuro

23Janeiro2016 – ASSEMBLÉIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS e SHOW DE ENCERRAMENTO