Por Fórum Paulista de Economia Solidária

Em reunião realizada no dia 17 de julho de 2015, nas dependências da Secretaria Regional do Trabalho – MTE, o Fórum Paulista aprovou o layout do Portal da Economia Solidária do Estado de São Paulo. A construção deste Portal é uma determinação do Plano de Economia Solidária do Estado de São Paulo.

O domínio será www.economiasolidariasp.org.br. Como o Fórum não é uma entidade jurídica e para o registro do Portal uma das exigências é que tenha uma entidade jurídica sem fins lucrativas se responsabilizando para que contenha o .org, será solicitado da Coopcent ABC, um empreendimento da economia solidária, que faça esse papel.

O Portal deverá entrar no ar assim que for liberado o domínio. O Portal é uma construção coletiva do Fórum Paulista, portanto de todos aqueles que atuam na economia solidária do estado de São Paulo visando seu desenvolvimento e fortalecimento e que participam do Fórum.

É um espaço aberto que conterá dados e informações que tem como meta servir principalmente como ferramenta de trabalho para o desenvolvimento da economia solidária enquanto política de governo e política de estado, bem como para trocas de experiências entre os diversos fóruns e empreendimentos existentes. Além do Portal, a reunião teve como ponto de pauta a “Análise de Conjuntura” e a “Comissão do Cadsol”.

A ameaça de uma possível exoneração da equipe atual da Secretaria Nacional de Economia Solidária – Senaes, do Ministério do Trabalho, foi o destaque. A leitura do Fórum Paulista é que atual equipe vem desenvolvendo um trabalho fundamental para o desenvolvimento da Ecosol no Brasil, e deve ser mantida, para que a economia solidária não sofra retrocessos no País. Foi formada uma comissão constituida pelo Adolfo, Robson e Waldiane para a redação de uma carta que deverá ser encaminhada às pessoas e organizações que tem poder de interferência ou/e decisão em relação a esta questão, manifestando nossa posição: “O Singer e sua Equipe FICAM”.

Essa mesma comissão ficou com a responsabilidade de articular com o Fórum de Movimentos Sociais, Unisol, DES e outras organizações um ato contra essa medidas e outras que estão prejudicando o desenvolvimento do Brasil e os avanços sociais conquistados nos últimos anos. Foi solicitado aos participantes do Fórum que realizem contatos com vereadores dos municípios em que atuam para comunicar o que está ocorrendo e solicitar que façam moção de apoio à atual equipe da Senaes. Da mesma forma, na instância estadual.

A próxima reunião do Fórum Paulista será no dia 22 de agosto, no anfiteatro da Secretaria Regional de Trabalho e Emprego, na rua Martins Fontes, 109.