Fonte: Por Luciano Siqueira Mina (FBES)

O Fórum Brasileiro de Economia Solidária participou de 21 a 24 abril na Nicarágua do VI Encontro Latino-Americano e Caribenho de Economia Solidária e Comércio Justo – 2015, realizado na Universidade Centro-Americana(UCA), em Manágua. O evento teve como objetivo contribuir para o avanço do Movimento para a Economia Social e Solidária na América Latina e no mundo. O evento foi organizado pela Plataforma Central da Economia Solidária (PECOSOL), juntamente com a Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária América Latina e o Caribe (RIPESS LAC).

A representação brasileira contou com os membros do GT de Relações Internacionais e membros da Coordenação Executiva do FBES, representados por Luciano Siqueira Mina e Diogo Rêgo. Além disso, Rizoneide Amorim e Shirlei Silva também integrante da articulação participou pelo Instituto Marista de Solidariedade. Além disso, houve a participação de Roberto Marinho da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES.

O contexto evidenciado foi o reforço dos laços de cooperação entre as organizações e redes da sociedade civil, formuladores de políticas públicas para a Economia da Solidariedade Social e Comércio Justo na América Latina e no Caribe presentes, bem como no contexto da integração econômica regional, através do reforço das capacidades de gestão e influência política do capítulo RIPESS América Latina e do Caribe com organizações internacionais. Na ocasião foi escolhido o novo Conselho deliberativo regional, que contará com o Chile, Peru e Guatemala e Brasil, representado pelo FBES como reforço para esta nova coordenação.

O encontro demonstrou a necessidade de darmos mais atenção a conjuntura atual da América Latina e a construção da ECOSOL e a articulação entre as redes, visando maior integração entre os povos, o encontro resultou na “Carta de Manágua”, declaração política do encontro.

Sobre a RIPESS LAC

A RIPESS LAC é a reunião de todos os países da América Latina e do Caribe, que acontece a cada dois anos, em reunião América Latina RIPESS LAC, presente em 12 países da região: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México , Panamá, Peru, Uruguai, Venezuela e desde 2010 integrada em suas redes para os países da América Central: Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua e Costa Rica.

A RIPESS LAC é o braço latino americano da RIPESS Intercontinental, A rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária, que liga as redes sociais e de solidariedade da economia social e solidária mundial e fóruns mundiais organizados realiza seu encontro a cada quatro anos, a fim de criar um nexo de aprendizagem, partilha de informação e colaboração; Como uma rede de redes, ele é composto de redes intercontinentais, nacionais e sectoriais e acreditam na importância de uma globalização da solidariedade, a fim de construir e fortalecer uma economia que coloca as pessoas e o mundo em primeiro lugar e já realizou reuniões em Lima em 1997, Quebec em 2001, Dakar de 2005, Luxemburgo 2009 e a última em Manila em 2013.