O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), realizará nos dias 2 e 3 de julho, no Diferencial Buffet, a III Conferência Estadual de Economia Solidária. No evento, serão consolidadas, através de debates e proposições, as propostas do Piauí em relação ao Plano Estadual de Economia Solidária, que devem ser apresentadas na Conferência Nacional de Economia Solidária, a ser realizada em Brasília, em dezembro deste ano.
A conferência estadual visa atender três públicos específicos. O poder público, as entidades de fomento e, principalmente, aos empreendimentos, que estão voltados para a execução da economia solidária no estado. Durval Gomes de Moura, um dos coordenadores do evento, afirma que essa conferência é importante para debater de maneira profunda e de qualidade, os temas a cerca da economia solidária.
“Ressaltamos a importância dessas Conferências para o aprofundamento do debate a cerca da economia solidária como estratégia de desenvolvimento territorial sustentável, como também, para a produção de subsídios para a elaboração do Plano Nacional de Economia Solidária”, disse. Durval explicou ainda que a economia solidária é uma das que mais crescem e produzem resultados no país. “A economia solidária é regida por valores, como autogestão, democracia, cooperação e justiça. A economia solidária está se espalhando pelo país inteiro. São diversos empreendimentos vendendo, comprando solidariamente e gerando trabalho e renda”, finalizou.
Para a realização da III Conferência Nacional, foram realizadas cinco conferências territoriais nos municípios de Valença, Picos, Floriano, Água Branca e Piripiri a fim de debater as políticas voltadas para a economia solidária e eleger os/as delegados/as que serão os principais responsáveis pela discussão e elaboração do Plano Estadual na Conferência Estadual.
Fonte: Miriam Sousa / http://www.portalgranderede.com
Edição: Ricardo Fontenele