Por Leonardo Pinho – Coordenador Nacional do Setorial de Cooperativismo Social – UNISOL Brasil
“Se o presente é de luta, o futuro nos pertence” – Che Guevara
O dia 29 de Janeiro é um dia histórico para a Economia Solidária brasileira, depois de um longo noivado, as três principais centrais de organização autônoma das cooperativas e empreendimentos solidários: União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), a Confederação das Cooperativas da Reforma Agrária do Brasil (Concrab) e a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol) decidiram se casar e fundaram a União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias – UNICOPAS, como testemunha estiveram presentes: Ademar Bertuci (FBES), Alessandra Duras (Contag), Chico de Oliveira (BNDES), João Vintini (CONAB), Paul Singer (SENAES / MTE), Ministro Gilberto Carvalho (SGP), Ministro Pepe Vargas (MDA), Assis do Couto (PT/PA), José Caetano de Andrade (FBB) e o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis.
Durante todo dia os representantes da UNISOL Brasil, UNICAFES e CONCRAB discutiram e aprovaram o Estatuto Social e a Diretoria da União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (UNICOPAS), que culminou no ato de lançamento da nova entidade que busca criar um grande processo de unidade entre o cooperativismo pautado nos princípios éticos, políticos e sociais da economia solidária.
A UNISOL Brasil, UNICAFES e CONCRAB se uniram e decidiram selar um novo caminho para o cooperativismo brasileiro, com mais pluralidade política, organizativa e de pleno acesso as políticas públicas de apoio, fomento e incentivo. A UNICOPAS já nasce com grandes responsabilidades, em especial, destaca-se a construção de um Novo Marco Legal do Cooperativismo, mais adequada ao processo de aprofundamento democrático, que passa nosso país.
Estar presente e compartilhar um momento histórico de Fundação da UNICOPAS é como afirmou o Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas “Esse é um dia importante e histórico para nós, mas somente mais para frente teremos a dimensão de tudo isso”.
O compromisso com a mudança da legislação voltado ao cooperativismo tão reivindicada pelo movimento e organizações da economia solidária foi realizado através da fala do Ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que garantiu que “O governo vai dar forte apoio a isso. A gente espera que ainda no primeiro semestre (seja aprovado) e será mais um passo no processo de amadurecimento da economia brasileira”. O dia 29 de janeiro foi marcado com grande sentimento de unidade e de desafio de fortalecimento de propostas, ações e políticas públicas para aprofundar um desenvolvimento mais justo, humano, solidário e sustentável para o Brasil.
Para isso a nova diretoria composta por Luiz Ademir Polsamai (Presidente-Unicopas / Unicafes), Arildo Lopes (Tesoureiro-Unicopas / Unisol), Chico Dalgiovan (Secretário-Unacopas / Concrab) deixou claro em suas falas que: “A UNICOPAS não nasceu para ser o espaço da UNISOL Brasil, UNICAFES e CONCRAB, mas sim, de todos os segmentos cooperativos, que buscam com suas práticas construir uma Nova Economia, a Economia Solidária”.
Leia Mais:
Vídeo com o Programa da TV dos Trabalhadores – clique aqui
Secretaria Geral da Presidência – clique aqui
Ministério do Desenvolvimento Agrário – clique aqui
Portal Brasil – clique aqui
PT Câmara – clique aqui
Cirandas/ FBES – clique aqui
Revista Exame – clique aqui
Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGRO) – clique aqui
CONTAG – clique Aqui