Por Secretaria Executiva do FBES
A partir de uma chamada aberta aos militantes de economia solidária, o FBES participa do curso de teoria política para lideranças dos movimentos sociais. Nancy Lino/ Fórum Itaguaí – RJ e Carlos/Fórum Paranaense participaram da primeira etapa, e agora na segunda etapa Nancy esteve presente com a bandeira da economia solidária.
O curso busca contribuir com o processo de formação de militantes, potencializando as relações, a unidade e o intercâmbio entre a militância dos movimentos sociais do Brasil. A próxima e última etapa do curso ocorrerá em novembro, também na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema – SP
Segundo Nancy os estudos neste último módulo foram sobre os métodos artesanais dos economistas e a organização dos revolucionários, o que é trabalho artesanal,trabalho artesanal e economismo,a organização dos operários e a organização dos revolucionários, envergadura do trabalho de organização, organização de conspiradores e o democratismo, a luz da obra de V.I. Lênin.
“O contato com os outros movimentos tem sido muito positivo, a todo momento tenho a oportunidade de falar e demostrar com algumas atividades o que vem a ser o movimento da economia solidária, na nossa chegada, sugeri que fizessem uma troca solidária, com cada um dos demais movimentos: M.C.P., M.A.B.,M.S.T., Ong Estação LUZ, A.B.E.E.F. , M.P.A. e Levante que trouxeram, sementes, peças artesanais, camisetas, bonés e outros para a mandala da troca solidária, houve uma integração muito grande e para cada um deles ficou a lembrança deste pequeno gesto e sementinha do Movimento Nacional de Economia Solidária”, destacou Nancy.