Por Secretaria Executiva do FBES
Estão abertas as inscrições até o dia 31 de agosto para a formação de multiplicadores do Cirandas.net. O curso é oferecido pelos Voluntários Petrobŕas em parceria com o FBES e a Cooperativa EITA, atual gestora técnica do Cirandas. A formação terá duração de 2 meses e objetiva formar, via Ensino à Distância, 30 formadores/as afim de que se tornem multiplicadores do sistema Cirandas.
Apresentação
O programa de Voluntários de Tecnologia da Informação da Petrobrás, em parceria com o Cooperativa EITA e o FBES, oferecerá a partir de setembro, o curso a distância “Formação de Multiplicadores Cirandas”. Isto significa a atuação direta de agentes que terão conhecimento sobre a rede social, econômica e solidária Cirandas.net, sendo multiplicadores dessa ferramenta para empreendimentos, redes e a sociedade civil.
Esta chamada é aberta a todos os interessados/as, em especial para aos militantes da economia solidária, os Fóruns Estaduais de Economia Solidária e demais militantes de outros movimentos sociais. Objetivos
O objetivo é formar, via Ensino à Distância, 30 formadores/as do Cirandas afim de que se tornem multiplicadores do sistema Cirandas (www.cirandas.net). Metodologia
O tempo de duração do curso é de aproximadamente 2 meses, organizados da seguinte forma:
Introdução à Economia Solidária (23 a 27/09)
Rede Social 01: como criar usuário, entrar em comunidades, fazer amigos, usar o mural, fazer buscas, navegar os recortes (30/09 a 04/10)
Introdução ao Portal Cirandas.net (7 a 11/10)
Rede Social 02: como criar usuário, entrar em comunidades, fazer amigos, usar o mural, fazer buscas, navegar os recortes (14 a 18/10)
Rede Econômica 01: como procurar produtos e serviços, como ativar o empreendimento, fazer a vitrine do empreendimento, gerenciar produtos e serviços, deixar bonito o site do empreendimento, etc (21 a 25/10)
Rede Econômica 02: como procurar produtos e serviços, como ativar o empreendimento, fazer a vitrine do empreendimento, gerenciar produtos e serviços, deixar bonito o site do empreendimento, etc (28/10 a 01/11)
Didática: como fazer a formação com os empreendimentos ou a oficina territorial (04 a 08/11)
Avaliação do curso EAD e planejamento da formação presencial (11 a 14/11)
Dedicação prevista para cada participante: 10h semanais
Início do curso: 23 de setembro de 2013
Término do curso: 14 de novembro de 2013
Cada participante receberá um certificado de habilitação e ao final do curso, cada participante ficará visível no site do FBES (www.fbes.org.br), através de um farejador destes Pontos.
Critérios de participação
Para participar o/a interessada/o devem seguir os seguintes critérios:
1. Participar do movimento de economia solidária (Fórum Municipal, Microrregional ou Estadual de Economia Solidária) OU de outros movimentos e lutas sociais (ex: agroecologia, reforma agrária, soberania alimentar, justiça ambiental, mulheres, catadores/as, reforma política, democratização da comunicação, raça e etnia, juventude, LGBTT, entre outros semelhantes);
2. Ter acesso fácil à internet e minimamente saber utilizá-la;
3. Disponibilidade de tempo (10 horas por semana);
4. Exercitar uma atividade prática durante o curso, seja uma oficina/formação para empreendimentos de economia solidárias, organizações, movimentos sociais ou outros coletivos;
5. Ter interesse e condições de ser um multiplicador/a do Cirandas.
Calendário de Inscrições
Prazo para inscrição: 06 a 31 de agosto de 2013
Enviar a ficha de inscrição para: forum@fbes.org.br
Retorno sobre os/as inscritos/as: 08/09/2013
Período do curso: 23/09 a 14/11
Acesse a ficha de inscrição em: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1794&Itemid=99999999
Sobre o Cirandas
O Cirandas é uma iniciativa do FBES – Fórum Brasileiro de Economia Solidária – que tem como objetivo oferecer ferramentas na internet para promover a articulação econômica, social e política de quem gosta da Economia Solidária ou vive dela. Seus principais objetivos são: potencializar o fluxo de saberes, produtos e serviços da Economia Solidária; oferecer ferramentas para a constituição de consolidação de redes e cadeias solidárias; ser um espaço de divulgação da economia solidária e de busca de seus produtos e serviços para consumidores individuais e coletivos (públicos, privados e grupos de consumidores) e permitir a interação entre vários atores em comunidades virtuais e espaços territoriais, temáticos e econômicos.