Divulgado por Felipe Addor (faddor@gmail.com)

Objetivos: Oferecer formação continuada aos educadores no âmbito da Educação em Direitos Humanos; Contribuir para a redução da violência escolar a partir da construção de uma cultura de paz e de respeito e valorização das diferenças culturais; Contribuir o planejamento de ações educativas a serem realizados no âmbito do Programa Escola Aberta, tendo como eixo articulador o tema dos Direitos Humanos.

Público alvo: Professores e estudantes de História, Ciências Sociais e Ciências Humanas e atores do movimento sindical e social.

Os cursos de extensão são oferecidos no quadro do PRONEX, apoiado pelo CNPq e pela FAPERJ, sob coordenação direta do Núcleo de Estudos Contemporâneos/NEC, da Universidade Federal Fluminense/UFF.

Quintas-feiras, 04, 11, 18, 25 de abril, 02, 09, 16, 23 de maio, 06, 13 de junho, das 18h30 às 20h30

Local: Sede Centro

Carga horária: 20h

Coordenação: Daniel Aarão Reis – doutor em História Social/USP e professor de História Contemporânea/UFF e Mariana Bruce – mestra/UFF

Conteúdos

1. Panorama histórico da América Latina e as lutas nacionalistas e populares

Ementa: Trabalharemos com as tradições nacional-estatistas do continente, bem como suas transformações ao longo do século e seus desafios atuais. Discutiremos a questão democrática, analisando as formas alternativas de democracia em Nuestra América.

A aula inaugural será ministrada pela equipe responsável pelo curso

2. Empresas Recuperadas por Trabalhadores no Brasil e na Argentina:

Ementa: Discutiremos as experiências de empresas cujas falências foram evitadas pelos seus produtores diretos, que também passaram a gerí-las. No Brasil tais experiências se expandiram na década de 1990 enquanto na Argentina isso ocorreu nos anos 2000. Os subsídios para o debate são os mapeamentos realizados nesses dois países sobre essas práticas e cinco estudos de casos realizados, cujo foco foram as mudanças na organização do trabalho promovidas pelos trabalhadores protagonistas dessas iniciativas.

Flávio Chedid Henriques – Doutor IPPUR/UFRJ

3. As Assembleias de Poder Popular em Cuba

Ementa:Estudaremos a Revolução Cubana e o seu processo de institucionalização nos anos 70, com o objetivo de analisarmos as bases sobre as quais foi criado o Sistema de Poder Popular cubano. A crise dos anos 90 e o processo de redefinição dos rumos do processo revolucionário. Cuba: ditadura ou democracia? Balanço e perspectivas.

Emilly Feitosa- mestra/UFF

4. O Movimento Indígena Equatoriano e a experiência de democracia participativa em Cotocachi

Ementa: Discutiremos a gênese e consolidação do Movimento Indígena Equatoriano, que tornou-se um dos movimentos sociais mais fortes da América Latina. Trabalharemos o contexto que levou o movimento social a entrar no jogo político-eleitoral, através do Pachakutik, e os avanços e retrocessos dessa estratégia. Finalmente, será feita uma análise da experiência dos governos locais indígenas, com foco na experiência de Cotacachi

Felipe Addor – doutor/UFRJ

5. A “democracia participativa e protagônica” e os Consejos Comunales na Venezuela Bolivariana

Ementa: Analisaremos a experiência venezuelana e a construção da “democracia participativa e protagônica” durante o Governo de Hugo Chávez (pós 1998), cuja maior expressão são os Consejos Comunales. Discutiremos a democratização do Estado nesse país à luz da discussão entre poderes constituintes e constituídos de Antonio Negri.

Mariana Bruce – mestra/UFF

6. Os microgobiernos barriales de El Alto: a experiência boliviana

Ementa: Abordaremos a experiência boliviana de construção de um Estado Plurinacional, a partir do caso alteño. Dialogaremos com Ramiro Reynaga Burgoa, expoente do pensamento aymará em defesa da revolução indígena, para travar um diálogo entre as expectativas do passado e as práticas do presente. Mariana Bruce – mestra/UFF

Valor

Sindicalizado e dependente e estudante: R$30

Não sindicalizado: R$50

Associado de outra entidade de professor ou professor maior de 60 anos: R$ 40