Fonte: Avante (www.avante.org.br)

O I Festival Florescer de Economia Solidária aconteceu no dia 6 de outubro (sábado), das 9h às 17h, na Praça Campo Grande. O Festival sendo organizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em pareceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), a Superintendência de Economia Solidária (SESOL) e o Centro Público de Economia Solidária (CESOL). Além da participação de cerca de 40 empreendimentos de economia solidária, o festival trouxe prestação de serviços à população, apresentações culturais e atividades infantis. O evento também contou com a coleta de assinaturas da Campanha da Lei de Economia Solidária.

O evento apresentou ao público cerca de 40 (quarenta) empreendimentos de economia solidária de Salvador e Região Metropolitana. Com a proposta de ser mais que uma feira de economia solidária, realizou apresentações culturais de teatro, música e dança, trazendo o Balé “É vida”, do Nordeste de Amaralina, para fazer a abertura do Festival.

“A proposta do Festival não é só realizar a comercialização dos produtos das cooperativas, é estabelecer um contato entre empreendimentos solidários e seu público alvo. Isso possibilitará que essas cooperativas aprendam a lidar com o público e a adequar os produtos às exigências do mercado, para que desse contato nasça a autonomia desses empreendimentos”, destaca Fabianne Brazileiro, Coordenadora do Projeto Florescer*.

Atividades infantis

Como o evento acontece no mês das crianças, a programação do Florescer também trouxe muitas atividades infantis em parceria com o movimento Roda Gigante, apoiado pela Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI). Na programação infantil houve “contação de história” e a biblioteca móvel, além de apresentações artísticas de crianças das comunidades de Salvador.

Prestação de serviços

O Festival Florescer também ofereceu prestação de serviços à população. O Odonto SESC realizou orientação sobre a saúde bucal, aplicação de flúor e distribuição de kits para escovação.

Campanha Nacional da Lei de Economia Solidária

Durante o Festival foram recolhidas assinaturas para Campanha Nacional da Lei de Economia Solidária. O objetivo da Campanha é conseguir criar a primeira lei brasileira que reconheça o direito ao trabalho associado e apoie as iniciativas da economia solidária, dando espaço para as pessoas poderem se organizar em cooperação, com justiça e preservação ambiental.

* Projeto Florescer

O Projeto Florescer é realizado pela Avante em parceria com a SETRE, o SESOL e o CESOL. O I Festival Florescer de Economia Solidária, que acontecerá em quatro edições, é uma das ações deste projeto, que durante 2 anos (Jan/2012 – Jan/2014) vai fomentar e dar assessoria para o desenvolvimento de duas cooperativas de economia solidária no Calabar, Alto das Pombas e Roça da Sabina. Além disso, o projeto vai dar apoio a outras duas cooperativas que nasceram em 2008 a partir do Projeto Grãos, também desenvolvido pela a Avante.

Cooperativas fomentadas pelo Projeto Florescer que participarão do Festival:

COOPS – COOPERATIVA PEDACINHOS DE SABOR (alimentação)

COOPERCID – COOPERATIVA COSTURANDO IDEIAS (costura/moda feminina e infantil)

COOPERCRIA – COOPERATIVA MÃOS QUE CRIAM (artesanato)

COOPCHARM – COOPERATIVA CHARME (estética)