Fonte: Instituto Humanitas Unisinos

O Instituto Humanitas Unisinos – IHU, por meio do Programa Tecnologias Sociais para Empreendimentos Solidários – Tecnosociais/Unisinos, lançou na última semana a Campanha pela Lei da Economia Solidária – Iniciativa Popular para um Brasil Justo e Sustentável.

Solicitamos disponibilizar o material de divulgação da campanha (folder e lista de assinatura) nos postos de atendimento dos respectivos centros. E, nesse sentido, os convidamos para aderir ao movimento da Economia Solidária na Unisinos, pedindo que os senhores (as) professores (as) divulguem a campanha em salas de aula.

Vários pontos de coleta de assinaturas estão sendo distribuídos pela Universidade. No hall de entrada do IHU, nos centros 1, 3 e 5, e em frente ao Restaurante Universitário (RU).

A campanha visa incentivar a aprovação da Política Nacional de Economia Solidária e do Sistema Nacional de Economia Solidária. Dessa forma, a sociedade civil organizada, junto com o poder público formulará e implementará políticas, planos, programas e ações com vistas a fomentar a economia solidária e o trabalho associado.

Para ser considera uma lei de iniciativa popular, é necessário que haja 1.500.000 assinaturas, isto é, 1% do eleitorado brasileiro. Em São Leopoldo são necessárias 7.000 assinaturas.

Na Universidade, a campanha tem duração de três meses, finalizando em agosto, antecedendo os debates regionais sobre a V Plenária Nacional de Economia Solidária.