Fonte: Comunicação Cáritas Norte 2 (comunicacaon2@caritas.org.br)

Vamos contar uma história, de uma experiência realizada no semiárido brasileiro com famílias agricultoras. É sobre partilha, cooperação, irmão ajudando irmão para que todos possam se beneficiar e assim combater a miséria de um povo que com pouco ainda é solidário. É a partir desta história que o projeto Promoção do Desenvolvimento Local por Meio de Fundos Solidários na Região Norte do Brasil quer desenvolver na região Amazônica.

No semiárido brasileiro, as famílias agricultoras desenvolvem uma importante forma de organização do trabalho baseado nas relações de solidariedade.

Descrição: Descrição: http://fundossolidarios.files.wordpress.com/2012/02/apresentac3a7c3a3o-cordel-1-e1330992014425.jpg?w=253&h=300

Quem nunca dividiu a pouca água de beber, a carne do bode ou do gado abatido com os vizinhos? Quem nunca participou de um mutirão para limpar barreiro, para limpar a roça, colher ou debulhar cereais? Quem nunca pegou ou passou uma receita de planta de remédio? Quem nunca pegou semente emprestada para pagar no final do inverno?

Passa o tempo, mudam as formas de fazer, mas essas práticas se mantêm firmes. O povo ainda faz mutirão para debulha cereais, agora mecanizada, para dar continuidade às antigas debulhas manuais, aquelas que eram feitas com paus e pedras…”

Quer saber como termina essa história, então acesse o novo blog Fundos Solidários da Região Norte, lá estão as informações sobre o projeto, metas, atividades, vídeos, cartilha sobre Fundos Solidários…

Acesse o blog : https://fundossolidarios.wordpress.com/

Todas as imagens, vídeo e as histórias que estão no blog, assim como nesse informativo, fazem parte da cartilha Cordel do Fundo Solidário – Gerando Riquezas e Saberes disponibilizado pela ASA..