Fonte: Reginaldo Alves (reginaldoon-line@hotmail.com.br)

Aconteceu nos dias 17 e 18 do corrente mês a primeira Feira Regional de Agricultura Familiar e comemorações do 153° aniversário da comunidade de Lagoa do João Ferreira. A feira foi uma realização da Associação Agropastoril e Comunitária e do IRPAA com apoio de diversas entidades e empresas particulares. No dia 17 foram recebidos os produtores e produtoras de várias comunidades de Uauá e Monte Santo.

Foram comercializados vários produtos da rede familiar a exemplo das Cerâmicas da senhora Galdina Maria de Santana Moradora de Muquém – Monte Santo – BA que produz suas peças totalmente manual e que se deslocou dezenas de quilômetros para a exposição; Os sequilhos do grupo de produção da comunidade de Lagoa do João Ferreira um dos resultados das oficinas ministradas pelo IRPAA na região; Além de comidas e bebidas típicas da região, artesanatos de palha e pano, doces e geléias da COOPERCUC entre outros. A EBDA também foi uma das expositoras ao lado do stand do Banco Bradesco. Nas baias várias raças e tamanhos de animais. Desde Anglo Nubiana, Boer, Santa Inês entre outras. Visitas ilustres do Quênia, e da Tanzânia chamaram a atenção dos produtores.

O senhor Heradiuns Mbeyela da Tanzânia falou da imagem negativa que a mídia passa da África. Disse ainda que o Brasil parece e muito com a África, e que o povo ainda mais com sua simpatia. Ele estuda teologia em São Paulo faz um ano. Foi a primeira vez que esteve no Sertão e gostou muito dos sertanejos.Também foram visitar a comunidade BGG da Mata Virgem para gravação do seu Programa de Rádio “O berro do Bode”; Lindomar Abreu Dantas, Moisane França, Nildinha, Milton Rodrigues, Seu Isaias e dona Edite, Jair Moura, Haildes de Sinhá e seu esposo Edson Bahia, Miroval Marques, David da Mota, entre outras figuras culturais do município.

O evento contou com o grande apoio da Rádio Piquaraçá-FM e Rádio Jornal Grande Sertão-AM de Monte Santo. A rádio piquaraçá é conhecida como a “Globo do Sertão” pois transmite para mais de 300 municípios da região. Seu diretor-presidente, Dr. Ariston Correia Andrade, foi uma das figuras ilustres em nosso evento. Outras visitas de políticos e autoridades de Monte Santo, Canudos e Euclides da cunha abrilhantaram a noite de festa dançante. Durante a noite foi apresentado aos visitantes e comunidade o Documentário “Histórias e Desenvolvimento da Lagoa do João Ferreira”. Foi uma atração para o povo que se via no grande telão falando deles mesmos. A emoção tomou conta da noite. Logo depois aconteceu show musical com grupos da região. No dia 18 a feira foi encerrada com a promessa de ano que vem ser novamente realizada e desta vez com grandes nomes da nossa música popular, a exemplo do nosso talentoso e carismático filho do Sítio do Tomaz-Uauá, o cantor e compositor Nininho de Uauá.

Segundo Willian de Souza Silva, um dos organizadores e vice presidente da Associação Agropastoril e Comunitária a feira buscou viabilizar a comercialização de animais e de produtos oriundos da agricultura familiar, possibilitando a troca de experiências sobre as tecnologias de sequeiro, praticadas na região, e a cadeia produtiva da caprinovinocultura que é característica do Semiárido e atividade pecuária dominante na região.

Reginaldo Souza Alves, presidente da Associação Agropastoril e Comunitária da lagoa do João Ferreira, avaliou o evento como positivo, falou das dificuldades em conseguirem apoio principalmente o financeiro. Disse que era esperado maior publico, mas que isso não aconteceu pelo fato de a data ter sido numa época de estiagem. Falou ainda da importância do evento para a promoção da comunidade no município e da boa imagem de comunidade pacifica que se mostrou principalmente na festa dançante. Esta matéria contou com a colaboração de Franz Tagore. Maiores informação pelo site: www.umbuzada.com