Por Rafael Pereira (Ascom/Setre/BA)

No último dia 29 aconteceu, das 9h às 17h, no Parque da Cidade, em Salvador, mais uma edição de 2011 do Brechó Eco Solidário, evento de incentivo ao consumo consciente promovido pela UNIFACS em parceria com Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania, o Governo do Estado, através da Setre, e diversas empresas e instituições.

Criado em 2006, na UNIFACS, o Brechó hoje faz parte do Fórum Global Dialogues en Humanité e já se consolidou como evento anual de economia solidária que transforma a área do Parque da Cidade, no Itaigara, em um grande mercado de troca de produtos usados.

“Trata-se de um mercado diversificado, com roupas, livros, brinquedos e utensílios domésticos, todos em bom estado de conservação, que podem ser comprados ou trocados pela moeda social do evento, o Grão”, conta Patricia Pastori, da Coordenação de Extensão da UNIFACS. As mercadorias foram arrecadadas ao longo dos meses de setembro e outubro, em diversos postos de troca espalhados pela cidade. “Mas quem quiser, pode levar sua mercadoria no dia, pois as trocas também podem ser feitas durante o evento”, completa Pastori.

“A prática do desapego, o ato de separar produtos que não estão sendo utilizados em casa para doar ou trocar no Brechó é uma demonstração concreta de responsabilidade ambiental e consumo consciente. É pegar um produto que será considerado lixo, futuramente, e dar uma vida útil ao mesmo, permitindo que seja utilizado por outra pessoa”, explica o superintendente de Economia Solidária da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Milton Barbosa.

Programação

A programação do Brechó traz ainda atividades de educação ambiental para conscientizar o público sobre a importância do consumo consciente, com abordagens de temas como os efeitos do consumo para as mudanças climáticas e o incentivo à construção de uma sociedade mais saudável, com menos desperdício e maior prioridade para produtos das cooperativas de economia solidária. Na parte cultural, serão realizadas apresentações de música e dança. A busca da saúde integral será contemplada com aulas de ioga, biodança, massagens, reiki, entre outras atividades.

Ascom/Setre

26.10.2011

Rafael Pereira – DRT-BA 2854