Por Secretaria Executiva do FBES
Com o objetivo de contribuir para a apropriação pela base sobre as deliberações e organização do movimento de economia solidária, a partir dos intercâmbios, leituras políticas da realidade e das práticas de economia solidária; aconteceu entre os dias 17 e 21 de outubro, o II Módulo da Oficina Nacional sobre Formação Política e Economia Solidária na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema São Paulo.
Os participantes deste módulo são os mesmos que estiveram presentes no 1o módulo, quando o tema de discussão foi a formação política, histórico do capitalismo, luta de classes e visões de economia solidária.
Cada região fez o debate sobre a atividade intermódulos definida coletivamente no primeiro módulo. No geral, todas as regiões tiveram o impacto nas agendas com a escrita de editais e projetos do período, o que prejudicou a realização de reuniões nos fóruns e repasses dos conteúdos no primeiro módulo. Além disso, foi levantado o desafio de fazer o debate político com as bases que esteja relacionada e contribua com a prática e a vivência, ou seja, o desafio da metodologia contemplar teoria e prática.
Seguem alguns destaques colocados por região sobre a atividade intermódulos:
No nordeste foi definida a realização de análise de conjuntura em cada estado, para aplicar a metodologia aprendida no primeiro módulo. Avaliaram que a metodologia utilizada permite uma análise completa e apropriada da conjuntura, trazendo mais elementos para a discussão e sentido para a ação. Um desafio colocado é que as bases se apropriem mais do documento propositivo para o projeto político pedagógico (PPP).
No sul definiu-se em levar o resultado da oficina para as bases e aproximar contato com o MST. Em virtude das agendas intensas nos últimos dois meses não foi possível atender a primeira proposta. Já o contato com as bases do MST nos estado do sul, as representantes tiveram dificuldades neste diálogo. Nas reflexões verificaram a necessidade de utilizar outras linguagens e uma maior apropriação sobre formação política e sobre a luta de classes, rompendo com a visão econômica imediatista. Uma das metodologia utilizadas foi realizar uma análise de conjunta sobre as feiras. Dentre as questões levantadas no debate foi: como alinhar os debates teóricos com a prática cotidiana?
No Centro-Oeste o debate focou o PPP, que partiu de um debate regional e depois para um aprofundamento nos estados, além da troca sobre as metodologias utilizadas nos estados.
O Sudeste não conseguiu promover uma comunicação regional no período, cuja proposta foi aprofundar o significado do socialismo. Nos debates estaduais verificaram que há uma alienação sobre a leitura política da realidade, com a prática e a visão limitada, em muitos da nossa base, ao sistema capitalista e a comercialização. Em alguns estados o repasse dos conteúdos do primeiro módulo ocorreu com os fóruns, numa linguagem e metodologia mais acessível.
No Norte foi proposto estudo dirigido com o livro da ENFF e debate sobre o PPP. Verificaram o desafio de empoderar mais a base para as discussões e a atuação política.