Fonte:Instituto Marista de Solidariedade
Cerca de 40 representantes de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), Entidades de Apoio e Fomento (EAF) à Economia Solidária e gestores públicos participaram, de 08 a 10 de setembro, do Seminário do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário de Goiás. O evento aconteceu em Goiânia, na sede da Casa da Juventude.
O seminário foi parte da programação do II Curso Estadual de Formação em Economia Solidária, promovido pelo Centro de Formação em Economia Solidária (CFES Goiás) e Fórum Estadual de Economia Solidária de Goiás. A iniciativa foi também uma ação do Projeto Nacional de Comercialização Solidária, realizado pelo Instituto Marista de Solidariedade (IMS) e Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes/MTE), com apoio do Fórum Brasileiro de Economia Solidária e Faces do Brasil.
Com o objetivo de promover a formação e a capacitação de lideranças em Economia Solidária, a partir do levantamento e análise da realidade dos empreendimentos, o seminário fez estudos e reflexões sobre o Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SCJS), buscou a construção de um planejamento com base na viabilidade econômica, fortalecendo a perspectiva da produção e comercialização.
No debate, todos apontaram que SCJS vai contribuir efetivamente para o fortalecimento da Comercialização Justa e Solidária no País e no fortalecimento e qualificação dos EES seus produtos e serviços. Uma das conclusões tiradas foi a de que todos (as) trabalhadores (as) dos EES, entidades de apoio, parceiros diversos e os governos, tem papel fundamental e transformador nesse processo.