Relato de Rosemary Gomes
Foi assinado o decreto do Circuito Carioca de Feiras Ecosol nos POLOS do Rio, agora nossas feiras serão mensais e permanentes em alguns POLOS do RIO (arranjos associativos empresariais determinando territórios geográficos reconhecidos como POLOS do RIO).
Para quem não conhece a realidade carioca, saibam que usar praças públicas ou ruas para organizar Feiras de Economia Solidária ou de Agricultura Orgânica tem sido tarefa árdua desta Secretaria frente a diversos órgãos públicos que cuidam da “ordem”, da “limpeza”, da vigilância sanitária, do licenciamento e pagamento de taxas de uso do espaço público…dai que usar o que já existe, ao invés de inventar a roda é preciso…Essa etapa foi uma articulação entre duas Diretorias da SEDES, a nossa de Economia Solidária e Comércio Justo e a diretoria de POLOS e Arranjos Produtivos Locais.
Incidir externamente sobre outras Secretarias e organismos da Prefeitura tem sido estrategia realizada pelo Secretário Marcelo Costa e pela nossa Diretoria nos vários níveis do Governo Municipal.
Tentamos sair do dilema ações imediatas X ações estratégicas e fazer tudo ao mesmo tempo agora (lema da Eco92)! E com o lema Tudo Junto e Misturado agregamos força entre os fóruns e os pontos solidários construídos a partir do Projeto RioEcoSol.
Claro que as ações imediatas são mais midiáticas, apresentam resultados rápidos, mas também são responsáveis pelo gás novo da galera que mostra com garra como é possível usar o espaço da cidade de forma democrática, com feiras limpas, sem “desordem”, respeitando os consumidores…assim os produtores e produtoras praticam os princípios e envolvem outros da sociedade para nossa causa de uma Nova Civilização, onde uma Nova Economia cumpre papel essencial nessa construção.
Como alguns amigos brincam aqui no Rio : oxalá não sejamos apenas uma Diretoria de Feiras (são oficios e papelada sem fim), mas se elas ajudam e são compreendidas como um direito, porque não ter como uma das opções de comercialização…… enquanto aguardamos nosso Mercado Municipal e nosso ponto fixo na Orla de Copacabana.
Relembrando a agenda militante de setembro
Dia 12 – hoje (horário a ser divulgado pela Elza- ainda na parte da manhã) Despedida da Neli no cemitério do Caju capela J
Dia 15 a partir das 9:30 horas Esperamos todos no lançamento do 1 º Banco Comunitário da Cidade de Deus (na Quadra enfrente a Agencia do CDD) Dia 20 às 9 horas – Reunião do Fórum Municipal (FCP-Rio) – Solicitamos um ponto de pauta para debate sobre os eixos orientadores do Edital SENAES/MTE para os Municípios. Local: Auditório 9 andar – Prédio da SEDES – Praça Pio X Candelária
Dia 27 (parte da manhã) da Reunião do Fórum Estadual (FCP/RJ) – Solicitamos a Secretaria do FCP a inclusão de um ponto extra na Pauta do Mês : receber a visita da delegação de CECI Canadá (Michel Chaurette e Marilena Bioli) Os amigos canadenses passam no Rio a caminho de Brasilia e querem conhecer o movimento de ecosol, nada melhor que irem a uma reunião do Forum né? A tarde eles seguem uma agenda de visita a dois Pontos Solidários (Alemão e Manguinhos) ou Manguinhos e Sta Marta a depender da segurança e da logística dos horários.
Obs: CECI é uma importante agencia de voluntários da cooperação internacional que participa da REDE Canadense de ECOSOL e estará tb conhecendo a SEDES e as politicas públicas em vários países da América Latina. Local : Palong – General justo 275 – 5º andar