Fonte: Instituto Marista de Solidariedade

No último dia 31/08, mais de 60 pessoas de 26 diferentes municípios estiveram presentes no Seminário do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário do Piauí. O evento aconteceu no Auditório Obra Kolping, na capital Teresina, e contou com a participação de empreendimentos econômicos solidários rurais e urbanos, entidades de apoio e fomento, fóruns de economia solidária, representantes do governo estadual, de prefeituras, ministérios, projetos do governo federal (Centro de Formação em Economia Solidária – CFES Nordeste, Sistema de Informação em Economia Solidária – SIES, Brasil Local), bases de serviços, entre outros.

Promovido pelo Projeto Nacional de Comercialização Solidária, o seminário foi resultado de uma parceria entre o Instituto Marista de Solidariedade (IMS) e a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), com apoio do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e Faces do Brasil. A parceria local partiu do Fórum Estadual de Economia Solidária do Piauí (FEESPI), com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego – Superintendência Regional do Piauí, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Obra Kolping do Piauí, Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo e Fundação Integrar.

—–

Na programação, os analistas sociais do IMS apresentaram o curta-metragem Cidade Solidária, série composta por três vídeos com os temas Pontos Fixos, Consumo Solidário e o Sistema Nacional do Comércio Justo e Solidário. Além disso, fizeram uma apresentação sobre o conceito, os princípios e a situação atual do Sistema.

Os participantes foram divididos em dois grupos. Representantes de sete empreendimentos piauienses optaram por fazer o retrato da comercialização de seus produtos e serviços, debatendo e refletindo sobre os desafios, os acertos e o que pode ser melhorado a partir do diagnóstico.

O outro grupo fez a discussão sobre uma proposta de futuro para a comercialização justa e solidária no estado. A principal deliberação foi a de fortalecer os espaços já existentes, principalmente o Fórum Estadual de Economia Solidária. Foi formalizada, ainda, a intenção de criar Grupos de Trabalho (GT) no FEESPI. Inicialmente será um estadual e seis dos territórios atendidos pelo Programa Brasil Sem Miséria: Entre Rios, Cocais, Carnaubais, Vale dos Guaribas, Vale dos Canindé e Serra da Capivara. Com o decorrer do tempo, outros territórios e áreas serão contemplados.

Uma das ações do GT Estadual será articular os GTs Territoriais, no intuito de circular as informações, formando assim uma rede de comunicação de Economia Solidária no Piauí. A meta dos GTs, inicialmente, será instalar o Conselho Estadual de Economia Solidária, nomeando os conselheiros. Outra meta é a criação do Fundo para a Lei de Economia Solidária. Temas como certificação, novas políticas públicas, comercialização institucional, entre outros, será foco do Conselho Estadual.