Fonte:Fórum de Economia Solidária da Paraíba

O Instituto de Cidades, uma das organizações que estão na coordenação do Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba, facilitou (25/07) uma oficina sobre o tema Planejamento Orçamentário e o Plano Plurianual. O objetivo da atividade foi preparar os membros do fórum para a apresentação de uma proposta da economia solidária ao plano plurianual (2012-2015) do Estado da Paraíba. A metodologia adotada seguiu a desenvolvida pela organização no trabalho de controle social realizado pelo projeto dos Observatórios de Bayeux e Santa Rita.

Redes e Economia Solidária

As principais redes paraibanas que atuam com ações de economia solidária estiveram reunidas com o FEES/PB reuniram-se no último dia 26 de julho para discutir a apresentação de uma proposta para o fomento a economia solidária e sua inserção junto ao Plano Plurianual do governo do Estado da Paraíba. Estiveram na reunião: a rede abelha, a articulação do semiárido paraibano, a rede lixo e cidadania. O fórum representou as articulações de mulheres produtoras e os empreendimentos organizados nas três regiões em que está organizado no Estado (Mata, Agreste e Sertão). Ficou definido que a proposta versará sobre o fortalecimento das ações de economia solidária organizadas em rede, no meio urbano e rural.

Seminário sobre comércio justo e solidário:

O Instituto Marista de Solidariedade realizou, nos dias 28 e 29 de maio, em parceria com o FEES/PB e o Centro de Formação em Economia Solidária, o seminário sobre comércio junto e solidário. A atividade, realizada na superintendência regional do trabalho e emprego, abordou temas referentes à comercialização e certificação de produtos da economia solidária. O segundo dia do evento foi reservado para duas oficinas de preparação dos empreendimentos que participaram do sistema nacional de comércio justo e solidário. A organização da atividade esteve sobre a coordenação das educadoras Maria Auxiliadora, Sarah Lucena e Regina Bonfá.

Ações Integradas de Economia Solidária:

As redes e articulações da sociedade civil que trabalham com economia solidária resolveram se unir para apresentar um projeto no âmbito do Edital divulgado pela SENAES/MTE: Projeto de Promoção de Ações Integradas de Economia Solidária para o Desenvolvimento Local e Territorial. O caminho encontrado para elaboração de uma boa proposta definiu como estratégia o apoio às principais redes e cadeias produtivas existentes no Estado da Paraíba (Catadores, Artesanato e Serviços, Apicultura, Fundos Rotativos e Agroeocologia). A partir dessa articulação conjunta as organizações conseguiram captar o apoio das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Humano e da Agricultura, bem como do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Uma equipe formada por representantes do FEES/PB, da ASA, da Rede Lixo e Cidadania, MST e de técnicos das referidas secretarias está responsável pela elaboração do projeto que dialogará com a proposta de PPA 2012-2015 anteriormente.

Sistematização

O Coletivo de educadores em economia solidária da Paraíba decidiu sistematizar a experiência do empreendimento Fazendo Arte e Economia Solidária no conjunto de ações sobre sistematização propostas no contexto do Centro de Formação em Economia Solidária. As atividades estão sendo facilitadas por Girlani de Lima, Regina Bonfá e Claudete, da equipe de sistematização do núcleo de educadores da Paraíba. Já foram realizadas duas oficinas de sistematização e no momento está sendo construída a linha do tempo do empreendimento de forma participativa. Além de documentar a história do grupo, um dos objetivos do trabalho é realizar uma reflexão sobre as práticas educativas e experiências vivenciadas que resultaram na produção de conhecimento/ saber.