Fonte: Faces do Brasil

Acontecerá no período de 25 a 27 de outubro de 2011, em Luziânia/GO, a 3ª Plenária Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais, que contará com a presença de delegados e delegadas da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura), Fetags (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) e STTRs (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais). Segundo o documento base, as Plenárias são espaços estratégicos de reflexão, avaliação e redefinição de caminhos para o MSTTR (Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais).

Dentre os temas a serem debatidos na 3ª Plenária, estão os temas do Comércio Justo, do Consumo Responsável e da Economia Solidária, conforme relatado nos pontos 100 e 130 do Caderno de Debates:

“100. Estas distintas formas de produção resultam em diferentes processos organizativos onde os atores estão envolvidos, como associações, cooperativas, sindicatos ou redes de produção, comercialização e assistência técnica. Estas organizações também consolidam outras formas de articulação entre elas, de acordo com as especificidades que adotam nos processos de produção e comercialização, a exemplo das redes de Economia Solidária e do Comércio Justo e das feiras.”

“130. Outro desafio está em ampliar relações contratuais onde os agricultores e agricultoras obtenham renda decorrente de processos sustentáveis e que levem à ampliação da qualidade de vida no campo. Neste sentido, é fundamental apoiar e fortalecer as redes sociais voltadas ao consumo responsável e ao comércio justo.”

Documento de Debate em: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1462&Itemid=99999999