Fonte: Conferência Nacional dos Bispos

A compreensão da constituição dos Fundos de Solidariedade passa pelo histórico da Campanha da Fraternidade, movimento realizado desde 1964 que chama os católicos para refletir e agir para ajudar os mais pobres e vulneráveis.

A cultura do enfrentamento aos desafios sociais, econômicos, políticos, culturais e religiosos são temas que compõem as discussões e reflexões das Campanhas. A cada problema, a CF sugere gestos concretos para superação dos mesmos aos católicos e para a sociedade. Em 2011, a Igreja convoca todos/as ao debate sobre a situação e principalmente para tomar providências que nos levem a um projeto de atuação para conter os malefícios da destruição do Planeta e suas implicações para a manutenção da vida.

Em 2011, serão observados os projetos que tratem das questões do aquecimento global e das mudanças climáticas. Estes devem atender os objetivos de conscientização das comunidades e famílias sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.

Critérios e roteiro em: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_details&Itemid=18&gid=1442