Por Secretaria Executiva do FBES
Estão abertas as inscrições para a Oficina Nacional sobre Formação Política, agendada para os dias 01 e 05 de agosto, no 1° Módulo.
Esta atividade foi proposta a partir da contribuição do FBES no Conselho Gestor do Projeto CFES e junto ao Comitê Metodológico, que delineou os temas, objetivo, critérios de participação e procedimento de seleção dos-as participantes.
IMPORTANTE: Recomendamos o dialogo dos membros dos fóruns estaduais junto ao coletivo de formadores estaduais, de modo a escolher os representantes de cada estado para fortalecer a formação para o movimento e dos representantes/lideranças do FBES. Haja visto também que são poucas as vagas da Oficina.
Orientações e Ficha disponível em: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1427&Itemid=18
* As inscrições são abertas – cada estado pode enviar mais de uma inscrição, para o email: cfes@caritas.org.br
* O prazo para envio das inscrições é dia 18 de julho de 2011, 18h.
* No dia 19 de julho CFES Nacional enviará para os CFES Regionais a lista de inscritos-as para que seja socializada aos coletivos.
* No dia 21 de julho, CFES Nacional e FBES farão a seleção das-os participantes – serão 40 educadores-as selecionados a partir dos seguintes critérios:
27 representantes de empreendimentos, um de cada estado do país que esteja participando do coletivo estadual e do Fórum Estadual
5 representantes de empreendimento oriundos-as de comunidades tradicionais: indígenas, quilombolas, ribeirinhos…
3 gestores-as públicos-as integrantes de coletivo estadual, do Fórum e da Rede de Gestores
5 educadores-as de entidades de assessoria local que integrem o coletivo estadual e o Fórum, sendo um por região do país
No dia 21 de julho o CFES Nacional divulgará a lista de participantes e iniciará a organização da logística para a Oficina.
Neste primeiro módulo da Oficina estão previstos os seguintes temas:
* Como fazer análise conjuntura
* Origens da economia solidária/ História e perspectivas do trabalho emancipatório:
* Abordar a História e as contradições do capitalismo e da luta dos povos, e dos brasileiros em particular, por sua superação, incluindo a história das formas organizativas alternativas de produção, como o Cooperativismo, o Socialismo e a Autogestão.
* Discutir a história da democracia, da constituição paulatina dos direitos sociais e trabalhistas como direitos humanos e da construção de novos direitos.
* Concepções de economia solidária no seio do movimento
A metodologia da Oficina será elaborada junto com a Escola Florestan Fernandes, CFES e FBES. Provavelmente o local da atividade será na Escola Florestan Fernandes, em São Paulo.