Por Maiquel Rosauro (maiquel.rosauro@gmail.com)
Os primeiros eventos da 7ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e a 18ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop) iniciaram nesta quarta-feira em Santa Maria. No Seminário São José foi realizada a “Reunião da Coordenação Nacional do Fórum Brasileiro de Economia Solidária”. Já no Cerrito, teve início o “Seminário Interestadual: Formação com os Agentes da Grande Região Sul do Brasil Local”, com o tema “Redes Solidárias para a Transformação Social”.
Este é um encontro de formação, com debates e apresentação da realidade de cada município onde temos articuladores, relatou o coordenador do Projeto Brasil Local, padre Rudimar.
O Brasil Local possui 32 articuladores no Rio Grande do Sul, 15 no Paraná e nove em Santa Catarina. Cerca de 50 pessoas participaram deste primeiro encontro. O seminário, que também é coordenado pela Avesol, ocorre até sexta.
Nesta quinta-feira, às 9h, começa o Seminário Nacional de Economia Solidária e Economia Feminista, no Centro Mariano. No auditório do Colégio Irmão José Otão, entre 14h e 17h, ocorre o Encontro de Educadores da Economia Solidária da América Latina. Já no Cerrito, às 9h, tem início o 1º Encontro Nacional de Pontos Fixos de Comercialização Solidária.
Os eventos da economia solidária iniciam oficialmente na sexta-feira, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. No local, estão sendo preparados os últimos ajustes da feira que segue até domingo.
Além da 7ª Feira de Economia Solidária e 18ª Feicoop, será realizada a 10ª Feira Nacional da Economia Solidária; 11ª Mostra da Biodiversidade e Feira de Agricultura Familiar; 7º Seminário Latino Americano de Economia Solidária; 7ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz e 7º Levante da Juventude. Os eventos são organizados pelo Projeto Esperança/Cooesperança.