Fonte:Hugo Cortez (hugo.cortez@fundaj.gov.br)
É com grande satisfação que comunicamos a publicação da RESOLUÇÃO N.º 820/2011 – que autoriza a criação e funcionamento do Curso Gratuito de Pós-Graduação lato sensu – Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro.
O curso será ofertado pela UNEB/DCH III (Juazeiro/BA), a partir de maio de 2011. Este Curso parte da aprovação do projeto do curso no EDITAL MCT-INSA/CNPq/CT-Hidro/Ação Transversal N º 35/2010 – Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro, na Linha Temática 4: Capacitação de educadores e agentes de extensão, por meio de cursos de especialização lato sensu em Educação Contextualizada na perspectiva da Convivência com o Semiárido Brasileiro.
A oferta e supervisão do curso se dará no âmbito da Coordenação da Câmara de Pós-Graduação do DCHIII/UNEB, bem como ele terá como instância de acompanhamento o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro –NEPEC-SAB.
O Curso almeja formar especialistas em Educação Contextualizada como estratégia de ampliar a massa crítica de educadores/as comprometidos com a superação da perspectiva do currículo universalista presente nas escolas para uma perspectiva de currículo contextualizado, e diante dessa meta, contará com a socialização das principais correntes discursivas, sociológicas, econômicas e culturais que permitem a compreensão da emergência da Convivência com o Semiárido ao paradigma de combate à seca.
Estaremos em breve publicando e divulgando o Edital de Seleção de alunos.
Reforçamos que esse Curso é fruto de um processo que vem se constituindo pela RESAB ao longo de seus 10 anos de existência, de sua permanente articulação e mobilização para a Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, de suas Instituições membros, redes e parceiros, sujeitos individuais e coletivos, portanto, uma conquista de todos e todas que lutam e acreditam por uma Educação de verdade e de qualidade no Semiárido Baiano e Brasileiro.