Fonte: Camila Queiroz*
Que tal um café com bolo em um empreendimento solidário? Pode ser também uma empadinha ou mesmo um almoço. O Café Solidário, inaugurado no dia 11/2, e a Cantina Sabor Solidário, aberta no dia 18/2, empreendimentos do Programa Economia Solidária da Prefeitura de Cubatão, em São Paulo, comemoram um mês de funcionamento.
Os dois estabelecimentos são geridos por um mesmo grupo de 13 mulheres, que se reveza em equipes de três para realizar o trabalho e dividem o lucro igualmente. O café e a cantina funcionam em espaços cedidos pela Prefeitura e receberam doações de eletrodomésticos e outros materiais.
As mulheres estavam desempregadas e trabalhavam como ambulantes, vendendo lanches. Em contato com o Fundo Social de Solidariedade de Cubatão (FSSC), surgiu a proposta de abrir um café, funcionando nos moldes da economia solidária, com gestão coletiva. “Como algumas tinham experiência em restaurante, o Ivo de Oliveira, chefe de serviço do Fundo Social, sugeriu à gente abrir o Café Solidário, em um espaço cedido pela Prefeitura”, conta Adelaide Dória, membro do grupo.
Após a adesão ao projeto, as mulheres partiram para a capacitação. Houve treinamentos com a Vigilância Sanitária e a Comissão de Técnicos de Nutrição, relativos à higiene na manipulação dos alimentos, prevenção à contaminação e sobre como montar um cardápio saudável.
Mesmo depois da inauguração dos empreendimentos, o grupo continua recebendo assessoria de uma nutricionista e do Fundo Social. Em dois anos, quando o café e a lanchonete completarem o período de incubação de micro-empresa social, deverão continuar por conta própria.
E as expectativas para isso são grandes. Adelaide avalia o momento inicial como uma ótima oportunidade e garante que o grupo está aproveitando-o ao máximo. A meta é, depois dos dois anos de incubação, conseguir andar com as “próprias pernas”. “A gente quer crescer e se autossustentar”, afirmou.
O Café Solidário está situado na Praça Portugal, em frente à Igreja Matriz. Já a Cantina Sabor Solidário funciona no prédio-sede da Prefeitura de Cubatão.
Programa Economia Solidária
Uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Cidadania e Inclusão Social, com a estrutura da Fábrica da Comunidade e o apoio de outros setores da Prefeitura, o programa funciona como uma incubadora de micro-empresas, ajudando-as com os procedimentos burocráticos para o funcionamento (atendimento a normas para registro de empresa, vigilância sanitária). As empresas têm um prazo de dois anos para se emancipar, quando novos empreendimentos são acolhidos.
Para doar materiais ao programa, os telefones de contato são (13) 3362-6121 e 3362-6550.
As matérias sobre Finanças Solidárias são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
* Jornalista da ADITAL