Fonte: Radioagencia NP
Um estudo das Nações Unidas revela que pequenos agricultores podem dobrar a produção agrícola em apenas uma década, caso adotem práticas orgânicas.
O estudo “Agroecologia e o Direito à Comida” sugere que as medidas funcionaram em 20 países africanos, que conseguiram 100% a mais de resultado em suas lavouras num período de três a 10 anos.
O documento foi apresentado, nesta terça-feira (08), em Genebra, pelo relator da ONU sobre o Direito à Alimentação, Olivier de Schutter.
Segundo ele, a agroecologia ajuda a aumentar a produtividade dos solos e a proteger as safras de pragas através de meios naturais como árvores, plantas e animais.
Um dos exemplos citados pelo estudo ocorreu na Indonésia, no Vietnã e em Bangladesh, que reduziram o uso de inseticidas na produção do arroz em 92%.
Para Olivier de Schutter, a produção pode dobrar em 57 países em desenvolvimento caso os agricultores adotem práticas orgânicas de trabalho.
O relator afirmou que a agricultura convencional utiliza meios mais caros e não está preparada para as consequências da mudança climática.
De Nova York, da Rádio ONU, Mônica Villela Grayley.