Fonte:Por Lucas Carniel
O secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Humberto Oliveira, coloca o cooperativismo solidário como uma das ferramentas para erradicar a pobreza extrema, a principal bandeira da presidenta Dilma Housseff.
O III Congresso da UNICAFES/Paraná termina hoje em Francisco Beltrão. No evento, vários representantes do governo federal e de entidades falaram sobre os desafios e as oportunidades do cooperativismo de economia solidária.
Para o secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Humberto Martins, o cooperativismo solidário pode ser uma das ferramentas para erradicar a pobreza extrema, principal bandeira da presidenta Dilma Housseff. Aliás, Martins ressalta que esse é um dos grandes “desafios do cooperativismo”. “Vejo uma oportunidade grande de o cooperativismo trazer uma contribuição especial nesse projeto”, pontuou.
Uma das pautas do congresso foi a criação da Federação das Cooperativas de Economia Solidária do Estado do Paraná, iniciativa comemorado pelo secretário. “A integração vertical entre cooperativas e centrais, ajuda muito a dar escala aos projetos da agricultura familiar. Todo tipo de iniciativa que cria centrais ou federações é algo muito bem visto pelo Governo Federal”, ressaltou.
AMPLIAR ATENDIMENTOS
O cooperativismo solidário tem de criar espaços para ampliar seus atendimentos, opina o secretário. Segundo ele, “ainda há espaço para crescer ofertando outros serviços financeiros”, observou. Humberto esclareceu que o cooperativismo de economia solidária tem a possibilidade de ofertar outros serviços financeiros. “Em especial a poupança, que é fundamental para o desenvolvimento sustentável”. A área de comercialização também foi citada pelo secretário como uma alternativa. “Nós temos uma possibilidade muito grande de a economia solidária se firmar com essas alternativas da compra da CONAB através do Programa de Alimentação Escolar ou através do Programa Nacional da Alimentação Escolar, que obriga que os governos estaduais e municipais adquirir pelo menos 30% dos alimentos para a merenda escolar da agricultura familiar”.
UNICAFES
Segundo Martins, a UNICAFES Paraná foi uma boa novidade dentro do sistema cooperativista brasileiro. “A UNICAFES representa as cooperativas de agricultura familiar seja no ramo do crédito, da produção, da comercialização e isso tem uma vantagem que é estar conduzida por um conjunto de lideranças que conhece a agricultura familiar, que são representantes da agricultura. A entidade tem sido uma das melhores referências entre as UNICAFES estaduais”.