Por: Maria Cecília de Souza Rodrigues
A economia solidária vem ganhando espaço em Cubatão, por meio de diferentes iniciativas. O Município participou de encontro com representantes das administrações de São Bernardo do Campo, Mauá, Diadema e Santo André, nesta última cidade, na segunda feira, dia 14. O objetivo foi a realização de uma plenária regional de consolidação de empreendimentos que visam ao cooperativismo.
Por outro lado, o mesmo grupo que trabalha no Café Solidário inaugurado recentemente, no Centro de Cubatão, terá mais um campo de atuação. Comercializará lanches e bebidas nos dois dos mais importantes eventos do período. São eles os concursos para a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval (18/02) e da Rainha Gay (19/02), ambos a partir das 20 horas, sempre no Centro Esportivo Castelão.
As informações são do chefe do Serviço Administrativo e Financeiro do FSS, Ivo de Oliveira. Ele participou da reunião em Santo André e integra a comissão para a plenária regional de Economia Solidária, a Eco-Sol, que deverá ir ao encontro da criação de legislação municipal para as cidades participantes, o que facilitará a obtenção de micro-crédito para concretizar as iniciativas e os pequenos negócios. E mais: o grupo deverá criar meios de dar sustentabilidade aos empreendimentos, de modo que estes sobrevivam independentemente da orientação política das administrações municipais.
Disse que essa plenária deverá ser realizada em Diadema em data a ser definida. De Cubatão, deverão comparecer pessoas ligadas aos seguintes segmentos: empreendimento (os trabalhadores); sociedade civil (patrocinadores) e gestão (Municipalidade). Deste estarão representadas as secretarias de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, Cidadania e Inclusão Social e Fundo Social de Solidariedade.
Castelão – Quanto aos lanches a serem vendidos no Castelão, Ivo de Oliveira adiantou que as mulheres explorarão com exclusividade a cantina do Centro Esportivo. Segundo ele, os recursos a serem obtidos serão utilizados da seguinte maneira: como capital de giro do grupo; como fundo de reserva para melhor estruturar a empresa, por meio da aquisição de maquinários e de equipamentos, e como fonte de renda para quem estiver trabalhando no empreendimento.
O Castelão fica na Rua Embaixador Pedro de Toledo, 365. O Café Solidário, na Praça Portugal, ambos no Centro.
Texto: Maria Cecília de Souza Rodrigues. MTb 16561.
Foto: Rodrigo Fernandes
Link para fotos
20110216 – FSS – Economia Solidária – CR.doc
Autor: Postado por Departamento de Imprensa