Fonte: Prefeitura do Recife
Quarenta artesãos cadastrados no Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte), que faz parte da Diretoria de Economia Popular e Solidária da Prefeitura do Recife, participarão de oficina de produção de artigos carnavalescos. O curso será realizado nesta terça-feira (15), 9h às 12h e de l4h às 17h, no Centro Público de Casa Amarela, localizado na Avenida Norte, 5600.
Nas oficinas, os artesãos terão a oportunidade de conhecer novas técnicas de produção de bijuterias, bordados e de corte e costura em tecido plano e malha. Os ministrantes serão o Paulo Moraes, que dará dicas sobre aplicações em pedrarias e pinturas manuais em camisas; a Sandra Gurgel, customização de blusas com aplicação de bordados; e a Rosimar Vicente Gomes, professora de arte do SENAC, com colares de bijuterias. Os instrutores também são artesãos vinculados ao Prodarte.
Além da troca de experiências, durante o encontro, serão explicados os critérios que artesãos devem possuir para participar da Central do Carnaval durante a Festa de Momo. No período da oficina, os artesãos também receberão instruções para um bom atendimento ao público.
“A oficina é importante para que os artesãos se conheçam e, dessa forma, trabalhem de forma coletiva. Essa é a primeira vez que realizamos esse tipo de encontro que é necessário para que o Programa conheça os artigos que serão expostos nos 11 dias de funcionamento da Central do Carnaval”, comentou a gerente do Prodarte, Fátima Nery.
Os artesãos levarão o material necessário para a produção das peças. Para colaborar com a criatividade dos artistas, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico irá entregar 40 kits composto de dois quilos de miçangas e vidrilhos aos participantes. Os artigos foram doados pela Refeita Federal e foram fruto de apreensão.
Empreendedores que atuarão no Carnaval do Recife vão participar de encontro
Durante a próxima semana, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE), realizará um encontro com os 125 empreendedores que atuarão no comércio de alimentos e bebidas no período da Festa de Momo do Recife. O evento acontecerá no dia 15 de fevereiro, das 14h às 17h, no auditório da PCR, localizado no 15º andar do edifício sede.
O Objetivo da reunião é que os órgãos envolvidos com carnaval da Cidade prestem os esclarecimentos necessários sobre os direitos e deveres dos empreendedores durante as festividades, e com isso, contribuir para o sucesso do maior carnaval do mundo.
Os palestrantes serão os representantes da Diretoria de Controle Urbano (Dircon), Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) e as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Saúde, Direitos Humanos e Assistência Social, além do Corpo de Bombeiro e Celpe.
A iniciativa da ação partiu do Núcleo de Promoção de Atividades Econômicas da SCTDE, por meio da Diretoria de Economia Popular Solidária. O setor tem o objetivo de apoiar os empreendedores gerando trabalho e possibilitando incremento na sua renda. Isso tudo levando em consideração o bem estar da população do Recife.
Os empreendedores participantes atuarão no bairro do Recife e nos Polos Descentralizados.