Por Secretaria Executiva do FBES
A comissão de transição formada por amplos setores do movimento de economia solidária, durante a última reunião do CNES (Conselho Nacional de Economia Solidária), para construção da economia solidária no próximo governo, segue em ritmo forte de trabalho.
Tendo em vista que o Ministério da Economia Solidária não pôde se concretizar neste momento, a partir de resposta de representantes da equipe de transição do governo eleito, a luta agora está na construção de uma Secretaria Especial de Economia Solidária ligada à Presidência da República.
Um documento com uma proposta de estruturação desta Secretaria Especial e justificativa com subsídios vindos da II CONAES (Conferência Nacional de Economia Solidária) será entregue dia 23/12 para representantes da equipe de transição do governo eleito, visto que houve sinalização positiva para este espaço.
A expectativa é que este seja o caminho para alcançar o outro patamar para as políticas públicas de economia solidária, de forma transversal e articulada nos territórios, conforme deliberações da II CONAES.