Na cidade litorânea de Marechal Deodoro/AL ocorreu entre 15 e 17 de Outubro o Encontro Regional Nordeste do FBES. A programação seguiu as pautas planejadas e gerou um bom debate entre os fóruns estaduais do Nordeste.

Na pauta do balanço e avaliação sobre os fóruns estaduais alguns avanços destacados foram: Ampla participação de mulheres, também nas instâncias de direção, Democracia interna, Orientar ações dentro das bandeiras do FBES, Existir apenas um fórum por região, Cadastro de EES, Aumento de entidades de assesssoria, Coordenação estadual com representantes das microrregiões, Apropriação de programas, principalmente, o CFES.

Já nas discussões sobre as dificuldades e desafios dos FEES, os pontos mais comuns discutidos foram: Sustentabilidade (ter fundo, porcentagem de entidades e projetos), Processo de certificação e do SNCJ, Socialização de informações, Rotatividade de membros, Ter secretaria executiva e estrutura para reuniões, Abrangência regional – interiorização (desconcentrar das capitais e do meio urbano), Acompanhar e incidir nas políticas públicas.

Sobre a análise dos programas governamentais na perspectiva do movimento avaliou-se que as ações contemplam as demandas apresentadas pelo movimento, porém ainda atuam de forma isolada e fragmentada, além de enfraquecer o movimento e sua organização em alguns aspectos. Um dos desafios é de interiorizar as políticas, desenvolver uma maior parceria e diálogo com os fóruns locais, bem como de garantir a continuidade dos programas em andamento. Verificou-se a atuação e parceria com as Bases de Serviço na Bahia, Maranhão e Piauí que inclusive apoiam na interiorização dos fóruns. Quanto ao CFES foram grandes as falas da parceria e sua importância no tema da formação, apesar das dificuldades burocráticas.

Quanto ao cenário política a posição no geral foi de apoio a candidatura da Dilma, conforme a carta divulgada pelo FBES, além da importância de ir as ruas e participar da campanha. No entanto, reforçando que também somos responsáveis na mudança que queremos para o país. Nas falas de Sandro Gomes/ FEES-PB: “Estamos em defesa da vida, da democracia e do que acreditamos. Estamos defendendo não apenas a ecosol, mas de que ou retrocedemos ou avançamos, nós continuamos na nossa luta, mas dizemos que queremos dialogar com um governo que nos ouça, que tenha sensibilidade, que é importante que haja luta social no nosso país”.

No último dia discutiu-se a pauta selo e estratégias para a Lei de iniciativa popular de Economia Solidária. De forma geral avaliou-se que o selo e o tema de certificação ainda estão pouco apropriado pelos fóruns, sendo levantada a importância de definição de critérios para a certificação dos EES, a partir da retomada das definições e os acúmulos vindos da IV Plenária. Isso porque os fóruns terão um importante papel para a certificação de empreendimentos solidários.

Sobre o tema de marco legal e da Lei, levantou-se que dos 9 estados do Nordeste apenas 2 têm leis estadual aprovada (PE, RN) e 6 em tramitação (BA, PI, SE, PB, MA, AL) e apenas o Ceará não teve a construção de lei iniciada. Segundo Ana Dubeux/ FEES-PE “A lei é para implementar um política pública de ecosol, mas nossa lei está na gaveta e não conseguimos fazer com que exista uma política pública de fato”. Uma das alternativa para forçar esse cumprimento é de criar obrigações e prazos para que o estado se adeque e cumpra com a lei.

Para a conquista de todas as assinaturas para a Lei de Iniciativa Popular Vani/ FEES-PE conta “Sai muito motivada após a II CONAES, levei os papéis para o sindicato dos artesãos de que sou presidente e disse que quem apoiasse a economia solidária que pegasse uma ficha para preencher, fiz um QC junto ao sindicato, temos que somar esforços e fazer um trabalho de formiguinha para conseguir encaminhar a lei”. Complementando, Valdener/FEES-MA: “A campanha tem que ir pra rua, não adianta pegar as assinaturas apenas do movimento que não é suficiente, temos que ir para a rua, fazer um trabalho pedagógico de divulgar a ecosol. Temos até março de 2011 para conseguirmos as assinaturas”.

Para ter acesso a ata acesse: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=436&

Para ver algumas fotos do Encontro acesse: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_zoom&Itemid=138&catid=214