Por Tatiana Félix da Adital
Reunindo relatos de experiências e práticas que demonstram o crescimento e o fortalecimento da Economia Solidária no Brasil, o livro “Boas ideias em Economia Solidária”, foi lançado pela ADITAL na Associação dos Docentes da UFC (ADUFC), localizada na Av. da Universidade, 2346, em Fortaleza, no Ceará.
Resultado de dez meses de trabalho, com o apoio do Banco do Nordeste (BNB), o livro traz 130 páginas com relatos que abordam temas como Agricultura Familiar e Agroecologia, iniciativas de Associações, Cooperativas e Redes Solidárias, experiências dos mais diversos Empreendimentos Econômicos Solidários, Finanças Solidárias, capacitações, entre tantas outras experiências.
Padre Ermanno Allegri, diretor executivo da ADITAL, explicou que este já é o terceiro projeto em Economia Solidária realizado em parceria com o BNB. “Pensamos que a publicação pode servir de orientação para aqueles que não conhecem a Economia Solidária, e para quem já conhece, poderá sentir quanta gente já tem inserida na prática desta economia”, ressaltou.
Osmar de Sá Pontes, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), que fez a apresentação do livro na ocasião do lançamento, disse que a obra é uma iniciativa que avaliou e levantou dados sobre a prática da Economia Solidária, e, portanto, ajuda a consolidar informações deste segmento, já que os dados sobre ES são ainda incipientes.
“O livro tem um papel de inovação e criatividade, pois reúne diversas experiências como feiras, empreendimentos, dos mais amplos até as pequenas iniciativas de comunidades que buscar gerar autosustentabilidade econômica, práticas de inclusão social, estudos e outros”, descreveu.
Segundo Osmar, o livro “abre espaço para a Economia Solidária, onde os atores poderão buscar informações organizadas”. “O livro é algo entre pesquisa e instrumento do jornalista. É bastante útil”, afirmou.
Além do professor Osmar, o Gerente de Ambiente do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste, do BNB, Allisson David de Oliveira Martins, também apresentou o livro. O evento foi aberto ao público e cada participante recebeu um exemplar do livro, gratuitamente.
Cartilha “Homens Novos e Mulheres Novas”
Na mesma ocasião foi lançado a Cartilha “Homens Novos e Mulheres novas”, uma iniciativa da ADITAL, baseada no Documento de Aparecida, que segundo padre Ermanno, “tem a finalidade de oferecer aos grupos e igrejas a oportunidade de retomarem a prática de discutirem juntos, a presença da igreja cristã dentro da problemática social”. A cartilha foi apresentada pelo Presidente da ADITAL, Manfredo Araújo de Oliveira.
Como brinde foi oferecido aos participantes o documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), divulgado na Assembleia Geral dos Bispos, que aconteceu em maio deste ano.