Por Rizoneide Amorim (IMS)
O Projeto Nacional de Comercialização Solidária, em seu segundo ano de execução sob responsabilidade do Instituto Marista de Solidariedade (IMS), está em plena atividade com a realização das feiras de Economia Solidária.
De janeiro à abril, dez feiras foram organizadas em todas as regiões do país, em estados como Bahia e Paraíba, Paraná e Santa Catarina, Amazonas e Pará, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Até o final de maio estão sendo realizadas mais 15 feiras microrregionais, em cidades do interior dos estados (como Barreira-CE, Xinguara-PA e Governador Valadares-MG) ou em capitais e regiões metropolitanas.
As feiras de economia solidária são uma das metas do Projeto Nacional de Comercialização Solidária que também prevê o fortalecimento de redes e cadeias produtivas por intermédio de capacitações, encontros e seminários; a preparação Empreendimentos de Economia Solidária (EES) para adequação aos princípios e critérios do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SNCJS); e o diagnóstico e o levantamento de informações sobre comercialização dos produtos e serviços dos EES, através de pesquisas. Neste semestre, estão sendo realizados, simultaneamente às feiras, seminários estaduais e regionais de comercialização solidária, outra meta de grande importância dentro do Projeto.
Uma das feiras apoiadas pelo Projeto – a Feira das Mães, realizada durante uma semana inteira no Centro de Porto Alegre/RS – foi premiada em 2010 com a notícia de que estará, deste ano em diante, no calendário oficial da cidade (por conta da tradição na sua realização, foi organizada em maio a sua 10ª edição), com sua realização garantida com recursos da Prefeitura, transformando-se em uma política pública de apoio à comercialização solidária.
Ao todo, serão 81 feiras de Economia Solidária, em níveis microrregional, estadual, temática e internacional, todas com o intuito de divulgar e comercializar produtos e serviços de EES. No início deste ano (janeiro) o Instituto participou diretamente da organização e da execução da 1ª Feira Mundial de Economia Solidária, que aconteceu em Santa Maria e em Canoas, ambas no estado do Rio Grande do Sul. Em todas, o IMS tem promovido também atividades de formação, tanto com empreendimentos como com agentes ligados à instituições de apoio e fomento no campo da Economia Solidária. O calendário completo das feiras (com informações de data e local) está no sítio do IMS .
Para ver a matéria na íntegra, acesse: http://www.ims.org.br/?p=902