Fonte: Adital

Associações, cooperativas e instituições sem fins lucrativos sediadas no estado da Bahia podem se inscrever, até o dia 11 de junho, no edital da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que seleciona projetos a fim de apoiar empreendimentos da Economia Solidária (ES) e da Agricultura Familiar (AF) no estado.

Poderão se inscrever pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, como associações e cooperativas, que estejam domiciliadas ou estabelecidas na Bahia há pelo menos dois anos. As inscrições são gratuitas. O formulário está disponível em: http://www.car.ba.gov.br/downloads/edital/Edital_CAR_BNDES_.pdf.

As propostas devem ser enviadas para o endereço da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, em Atenção à Diretoria Executiva. Edital 01/2040 de Apoio a Empreendimentos de Economia Solidária e Agricultura Familiar. Av. Luis Viana Filho, 250 – CAB, CEP: 41.745-000 – Salvador (BA). Não serão aceitos materiais fora do prazo estipulado no edital.

As propostas devem incentivar a troca de experiências e o fluxo de informações entre os municípios, com ações voltadas para um público em situação de vulnerabilidade social nas comunidades rurais e redes de ES mediante a difusão do consumo solidário, entre outras ações.

Os projetos selecionados receberão apoio financeiro com o objetivo de promover a geração de trabalho e renda, bem como a sustentabilidade dos empreendimentos nos aspectos econômicos, sociais, culturais, ambientais, políticos e de gestão.

A avaliação técnica para a seleção dos projetos será realizada pelo Comitê de Avaliação e Apoio. A divulgação dos resultados da análise será feita no dia 11 de julho. A assinatura dos convênios deve acontecer no dia 30 de julho.

O edital considera como empreendimento econômico solidário as iniciativas de associações e cooperativas, que apresentem características de organização coletiva com autogestão ou gestão compartilhada. Tais iniciativas devem produzir e comercializar bens ou atuar na área de prestação de serviços.

Já os empreendimentos da Agricultura Familiar devem ser caracterizados pela forma de produção de agricultores que residam na propriedade e possuam até quatro módulos rurais e pelo menos 80% da renda deve ser proveniente da atividade agricultora. É importante salientar que eles não podem ter empregados.

O concurso é desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR), juntamente com outras secretarias do Governo do Estado da Bahia.

O montante de recursos destinado para este Edital é da ordem de R$10 milhões sendo 50% constituídos por recursos do Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e 50% do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Bahia – FUNCEP / Tesouro do Estado.

Mais informações no site: www.car.ba.gov.br ou pelos telefones: (71) 3115-3553/ 6710 e 3742.

“As matérias de Economia Solidária da Adital são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste (BNB)”.