Divulgado por Heda Wenzel (hedasw@gmail.com)

Na última segunda-feira, 21/12, às 17h, o Teatro Carlos Gomes foi cenário da assinatura do Protocolo de Intenções celebrado entre os parceiros da Rede de Apoiadores da Coleta Seletiva Solidária do Centro do Rio de Janeiro. A iniciativa teve como objetivo articular, formular e integrar ações de apoio ao fortalecimento institucional, da infraetrutura e da inclusão produtiva das cooperativas e associações de catadores de material reciclável do Centro do Rio de Janeiro e adjacências, tornando-se referência para outras regiões.

Os integrantes da rede visam contribuir para a geração de trabalho e renda e também para o desenvolvimento sustentável. Para tanto, eles pretendem auxiliar na organização da infraestrutura das cooperativas a partir da definição de um espaço físico para colocar o material recolhido e, desta forma, melhorar as condições de seleção, hoje feita nas ruas.

Este ano, o presidente Lula determinou a liberação de uma linha de crédito especial para cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis em todo o País. Portanto, a assinatura do Protocolo de Intenções é ainda mais importante, pois vem somar esforços a outros eventos focados em diminuir o desequilíbrio ambiental, e melhorar as condições de trabalho dos catadores, dentro da cadeia produtiva da reciclagem.

Na ocasião estiveram presentes representantes das instituições públicas, privadas e entidades representativas que compõem a Rede de Apoiadores da Coleta Seletiva Solidária do Centro do Rio de Janeiro, que há dois anos discutem ações voltadas para sanar os problemas relativos aos catadores de materiais recicláveis da região.

São elas: Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), Associação Brasileira de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA), Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPGE/RJ), Banco do Brasil, Petrobras, Eletrobrás, Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário (SEDES), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), Instituto Brasileiro de Inovações em Saúde Social (IBISS), Previdência Social – Dataprev, Sebrae – RJ, Sindicato de Habitação (SECOVI RIO), Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR-RJ), Fórum Estadual Lixo e Cidadania Rio de Janeiro, Pólo Novo Rio Antigo e Manifesto Visual.