Fonte: www.cnpq.br/saladeimprensa
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), lançaram dia 28 de agosto, Edital para a seleção pública de propostas que possibilitem o direito à educação para assentados pela Reforma Agrária, além de capacitação profissional e a especialização nas diferentes áreas do conhecimento.
Executar políticas de educação e capacitação em todos os níveis, estimular, propor, criar, desenvolver e coordenar projetos educacionais, utilizando metodologias voltadas para a especificidade do campo, tendo em vista contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável, são os objetivos do Edital. As propostas selecionadas deverão promover a capacitação e a especialização de estudantes dos assentamentos de Reforma Agrária reconhecidos pelo INCRA, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).
Estão disponíveis R$ 13,4 milhões, provenientes INCRA, a serem liberados de acordo com a descentralização do Instituto e conseqüente com a disponibilidade financeira do CNPq. Podem apresentar propostas: pesquisadores mestres ou doutores que possuam ampla experiência na área, tenham seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes e ainda possuam vínculo empregatício ou funcional com a instituição de execução do projeto.
Os projetos devem ter como foco central, para o plano dos programas de concessão de bolsas para atividades, pelo menos uma das seguintes linhas temáticas: Desenvolvimento Rural e Políticas Publicas para programas de assentamentos rurais; Produção Agrícola e Zootecnia e Economia Camponesa em áreas de Reforma Agrária; Agroecologia e Sustentabilidade agrária em programas de assentamentos; Educação ampla e profissional com foco para a realidade rural; Capacitação para extencionismo tecnológico adequado para as áreas de assentamentos rurais; Comunicação e Cultura em comunidades de assentamentos rurais; Diversidade e sujeitos do campo em áreas de assentamento e Formação de educadores do campo.
As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por meio do Formulário de Propostas Online , disponível na Plataforma Carlos Chagas, ( http://www.carloschagas.cnpq.br/ ), até o dia 13 de outubro.
Mais informações estão disponíveis no edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/004.htm