Fonte: Maira (maira.azevedo@setre.ba.gov.br)

Incubação de Empreendimentos Solidários de Economia Solidária: uma aplicação da pedagogia de participação é o título do livro que a professora Débora Nunes, lançou no dia 17/set, às 17h, no Centro Público de Economia Solidária (rua Álvares Cabral, 16,Comércio).

Pós-doutora em ciências sociais aplicadas pela Universidade Lumière Lyon II, Débora Nunes afirma que a idéia para escrever o livro surgiu a partir de suas observações e pesquisas que demonstravam a ampliação crescente do número de empreendimentos de economia solidária no país e de suas dificuldades em viabilizar-se econômica e associativamente. “Entendendo que são as incubadoras que impulsionam o desenvolvimento dos empreendimentos autogestionários, este livro apresenta criticamente algumas reflexões e experiências que podem contribuir para formar recursos humanos capazes de atuarem tanto em incubadoras, quanto nos organismos públicos e nos próprios empreendimentos,” declarou.

Autor do prefácio do livro, o secretário Nilton Vasconcelos afirma que a publicação chega ao público em um período de singular importância para as relações sociais e econômicas em todo o mundo. “Este livro contribui para a melhoria da metodologia de incubação de cooperativas populares e de empreendimentos solidários. É uma ferramenta para a formação de todos aqueles que estão envolvidos diretamente ou se interessam pela temática da economia solidária, possibilitando a ampliação do movimento”, declarou o secretário.

Publicado pela editora Anna Blume, o livro conta com 350 páginas e está dividido em três partes. Contexto histórico e teórico da Economia Solidária; metodologia de incubação e a síntese de dez livros considerados pela autora como fundamentais para o movimento de Economia Solidária no Brasil. O livro destina-se a estudantes e profissionais de incubação, a gestores públicos e a membros de grupos produtivos solidários que se interessam pelo sucesso do processo de incubação de empreendimentos de economia solidária.

Secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer definiu a obra como um instrumento necessário para todas as pessoas que quiserem entender sobre o processo de incubação. “Eis finalmente um manual de incubação de cooperativas populares, completo, oferecendo uma ampla visão histórica do projeto socialista, que hoje se consubstancia cada vez mais na economia solidária, um histórico do ressurgimento desta última, a partir da globalização selvagem, possibilitada pelo triunfo do neoliberalismo”, afirmou.