Fonte: www.havidainteligentenaterra.blogspot.com

Em tempos de crise, uma pequena cidade ao sul de Londres criou uma solução para ter dinheiro extra circulando no comércio.

Uma cidade medieval, um dinheiro novinho em folha. Como nos velhos tempos. É a libra de Lewes, relançada depois de dois séculos.

Antigamente, quando a Grã-Bretanha não tinha a moeda única chamada de libra esterlina, esse era o dinheiro da cidadezinha que fica 160 quilômetros ao sul de Londres. Em tempos de turbulência na economia do planeta, a prefeitura decidiu relançar a moeda.

O Lewes Pound não é um dinheiro alternativo feito para substituir a libra esterlina, não. É um complemento. Uma moeda a mais, que serve para estimular o comércio local, sem depender do crédito de bancos e nem do governo. É um dinheiro que está imune à crise econômica mundial porque só circula lá, dentro do município de Lewes. É aceito em mais de 50% do comércio, onde tem o adesivo indicativo, é entrar e gastar.

A dona de uma loja conta que 50% das vendas já são negociadas em Lewes Pound.

“É moeda forte”, ela comemora.

A prefeitura controla a emissão do dinheiro, para incentivar a economia do município, sem estimular a inflação.

“A princípio, tem o mesmo valor da libra, mas em dias de turbulência nos mercados, o Lews Pound vale até 10% a mais”, explica o prefeito.

O criador da nova moeda já visitou o Brasil várias vezes. Para Oliver Duduck, a idéia pode ser adotada por qualquer cidade interessada em driblar as interferências da crise econômica mundial.

“It’s a perfect idea. Lewes Pound é muito legal”, comenta ele.