Fonte: Adital (www.adital.com.br)

O evento anual do Instituto de Estudos Latino-americanos “Jornadas Bolivarianas” chega a sua quinta edição e vai tratar sobre o tema “A política dos Estados Unidos para a América Latina”. O evento, que começa hoje (6) e segue até quinta-feira, na Universidade Federal de Santa Catatina (UFSC), reúne o pensamento crítico latino-americano e estadunidense e resgata uma tradição importante das ciências sociais na região, além de divulgar o trabalho de novos intelectuais.

Em entrevista a ADITAL, Nildo Ouriques, professor do IELA, entidade filiada à UFSC, explica a importância de refletir sobre esse tema. “Nós todos sabemos que o eixo universitário Rio-São Paulo é incapaz de apresentar estudos na perspectiva crítica, pois estão dominados pelo eurocentrismo e submetidos ao padrão de trabalho intelectual importado dos Estados Unidos e da Europa”, afirma.

Segundo o professor, as Jornadas Bolivarianas se baseiam na tradição do pensamento crítico latino-americano que possui raízes profundas, começando com Bolívar e Simón Rodriguez e passando por José Martí e Mariátegui. O pensamento também contempla autores como Ruy Mauro Marini, Álvaro Vieira Pinto, Ludovico Silva, Rene Zavaleta e tantos outros.

Confira a entrevista em www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=38099