Fonte: www.adital.com.br
Criar uma rede de Economia Solidária no sertão da Paraíba. É com esse objetivo que a Associação dos Apicultores do Alto Sertão Paraibano (Aspa) está desenvolvendo o projeto “Desenvolvimento Solidário da Apicultura na Rede Abelha do Alto Sertão Paraibano”.
O projeto, que começou a ser executado no início deste ano, é financiado, através de edital, pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e também conta com os recursos da Secretaria Nacional da Economia Solidária (Senaes). De acordo com o gerente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aparecida, Válber Matos, o projeto não tem fim, pois vai gerar uma rede de economia solidária.
Segundo o gerente, o projeto abrange cerca de 14 municípios da região do Alto Sertão Paraibano. Para ele, a intenção principal é transformar a vida dos pequenos apicultores. “O principal objetivo é a mudança de qualidade de vida. Segundo, vem a mudança social e cultural das pessoas”, afirma.
Matos comenta que o “Desenvolvimento Solidário da Apicultura na Rede Abelha do Alto Sertão Paraibano” beneficia 40 famílias de forma direta e, 60, de forma indireta. Segundo ele, o projeto subsidia os apicultores com recursos para investimento pessoais e grupais.
O gerente explica que o projeto auxilia os produtores através de equipamentos, produtos ou serviços e, após um determinado período, que, segundo ele, pode variar de acordo com material subsidiado, o apicultor devolve o recurso para o projeto. O conselho deliberativo, que é composto por representantes da Aspa, de entidades parceiras e de beneficiários, além da equipe técnica do projeto, recebe de volta os recursos que, dessa vez, servirão para beneficiar outras famílias.
Além disso, o projeto ainda abrange a Casa do Mel, em Aparecida, na Paraíba. Matos comenta que a Casa tem o objetivo de beneficiar o mel para melhorar a qualidade do produto. No local, é realizado todo o processo de beneficiamento do mel, que vai desde a extração até o envasamento do produto para a venda.
O gerente explica que a Casa do Mel é destinada não somente às famílias beneficiadas pelo projeto, mas também aos associados da Aspa. Entretanto, ele ressalta que um percentual dos produtos fica para ajudar na manutenção da Casa.
Matos comenta que o projeto ajuda a difundir a economia solidária, além de fazer com que as famílias possam se autossustentar e diminuir o número de atravessadores, tornando, assim, a região economicamente sustentável.
Contato: (83) 3543.1138
As matérias do projeto “Boas Ideias em Comunicação” da Adital são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).