Fonte: Informações divulgadas por Dulcinea Gomes
No intuito de divulgar e comercializar produtos confeccionados por organizações sociais, dentro da perspectiva da economia solidária, foi lançada no dia 04 de março, no Centro de Criatividade Odylo Costa, Filho (Rampa do comércio, nº 200, Centro.) a Loja Virtual Jogar a Rede.
Essa loja virtual é fruto do projeto Jogar a Rede, uma ação articulada da Rede Amiga da Criança, executado pelo Centro Comunitário Cultural e Eclesial de Vila Passos-CCCEVP e pelo Comitê para a Democratização da Informática-CDI, em aliança estratégica com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e com o Criança Esperança – Unesco/Rede Globo. O Projeto trabalha a inclusão digital aliada a conteúdos de cidadania e empreendedorismo com adolescentes e jovens de baixa renda de diversos bairros de São Luís.
Os mais de 150 adolescentes e jovens que participaram do projeto Jogar a Rede fizeram diversas formações. Além de se qualificar em informática, participaram de oficinas para incentivar sua participação social na defesa dos direitos infanto-juvenis e outras que visavam os qualificar para o mercado de trabalho. Mas o diferencial foi a possibilidade dos jovens de experimentar os conceitos estudados por meio da gestão e do gerenciamento de uma loja virtual. Após todas essas formações, alguns dos jovens irão “alimentar” a loja virtual Jogar a Rede.
A Loja Virtual comercializará diversos produtos, tais como telas, bolsas, roupas, livros, e outros materiais, todos confeccionados por organizações sociais. A Loja não visa lucro e trabalhará para fortalecer uma cadeira que se pauta pelo comércio justo.