Fonte: Secretaria Executiva do FBES
Imagine ter um site só para o seu empreendimento solidário, podendo apresentar seu empreendimento, sua história, ter uma vitrine de seus produtos ou serviços, contatos, e poder divulgar em seus materiais de divulgação e cartão de visitas.
Imagine um espaço que permita a articulação entre empreendimentos solidários, seja no território, seja tematicamente, seja economicamente (redes e cadeias solidárias), em que você fique sabendo de todos os eventos, documentos, grupos e pessoas relacionados a este território, tema ou setor econômico.
Imagine uma ferramenta que permita que você organize suas compras coletivamente com outras pessoas, para comprar diretamente de empreendimentos solidários de todo o país.
Imagine um instrumento que detecta empreendimentos solidários que sejam potenciais fornecedores na região para a matéria prima de seu empreendimento ou para serem compradores de seu produto ou serviço solidário.
Imagine um espaço onde você pode montar comunidades virtuais de interesses (do tipo do orkut, mas relacionados à economia solidária), ter amigos, arquivar seus documentos, ter seu álbum de fotos, organizar sua agenda de eventos e detectar eventos no país de temas que te interessem, automaticamente.
Imagine ferramentas que possibilitem ao seu fórum estadual ou entidade localizar potencialidades de logística solidária entre empreendimentos, visualizando concentrações de oferta e demanda, e permitindo assim pensar na criação de novos empreendimentos solidários para fazer estas pontes.
Isso e muito mais está em construção!
Desde 2006, com o resultado do mapeamento realizado pela SENAES, o FBES está desenvolvendo o “Sistema FBES”, em que os mais de 21 mil empreendimentos solidários mapeados já têm seu site próprio! Basta entrar em contato com a secretaria executiva para solicitar a senha de ativação.
Obs1: o sistema ainda está em desenvolvimento, e não tem nome ainda. Portanto, ainda não lançamos. A previsão é lançarmos uma primeira versão no início de 2009, mas já dá pra você se inscrever ou ativar seu empreendimento solidário e ter seu site!
Obs2: ainda não decidimos como será o procedimento para incorporar novos empreendimentos no Sistema. É fundamental pensarmos em criar algum Comitê para refletir sobre isso, a partir de idéias dos Fóruns Estaduais e Entidades Nacionais!
Participe: a versão de testes está rodando em http://ecosol.noosfero.com.br